Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48365
Tipo: TCC
Título: Tópicos de biotecnologia: uma abordagem no ensino médio
Autor(es): Carvalho, Alexya Vitoria Felix
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Coorientador: Carvalho, Ana Cristina Portugal Pinto de
Palavras-chave: Biotecnologia vegetal.;Ensino de biologia.;Cultura de tecidos vegetais.
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, Alexya Vitoria Felix. Tópicos de biotecnologia: uma abordagem no ensino médio. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino da Biotecnologia é fundamental para entender e relacionar as questões que abrangem desde a saúde das espécies até sua interferência em fatores como segurança, produtividade animal e vegetal, reparo de danos e preservação ambiental. Entretanto, tendo em vista ser um assunto que está em constante desenvolvimento técnico-científico com aplicações importantes no cotidiano dos seres vivos, a atualização desses conceitos é de extrema importância no ensino para formação crítica de opinião. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar aos alunos de uma escola de ensino médio, da rede pública do Estado do Ceará, os conceitos e fundamentos atuais da Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia Vegetal. A metodologia consistiu em duas aulas expositivas dialogadas, que abordaram temas básicos de Biotecnologia, além de um conteúdo específico sobre a Biotecnologia Vegetal (Cultura de Tecidos Vegetais e suas aplicações), por meio da apresentação de vídeo sobre o assunto e realização de aula prática sobre micropropagação de uma espécie ornamental. A avaliação geral de desempenho dos alunos baseou-se na comparação das respostas aos questionários, aplicado no início e ao final do projeto. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney para comparar a notas gerais médias obtidas pelos alunos nos questionários inicial e final. O teste de McNemar foi empregado com o objetivo de avaliar as mudanças nas respostas dos alunos após a aplicação do estudo. Não houve diferença significativa entre os valores médios obtidos nos questionários inicial e final. Entretanto, foi possível verificar um aumento de 18,4% na média geral obtida pelos alunos no questionário final (4,18 pontos), havendo uma redução na porcentagem de alunos com notas inferiores a 5 e um aumento de 16% no número de alunos que alcançaram nota 7 no questionário final. A avaliação dos acertos por questão possibilitou observar um aumento na porcentagem de acerto nas questões 3, 5, 6, 8, 9 e 10, contudo sendo significativo apenas nas questões 5, 6 e 9. Porém, as questões 1, 2 e 4 apresentaram diminuição nos índices de acerto no questionário final, sendo que apenas a questão 1, sobre o assunto “Totipotência”, apresentou uma redução significativa no número de acertos. Sendo assim, a proposta metodológica abordada na pesquisa proporcionou uma visão contextualizada do conteúdo Biotecnologia, permitindo compreender alguns mecanismos envolvidos nessa temática.
Abstract: Biotechnology teaching is fundamental to understand and relate the health of species to their interference in factors such as safety, animal and plant productivity, damage repair and environmental preservation. However, given the subject is in constant technical-scientific development with significant applications in the daily life of living beings, the updating of these concepts is extremely important for critical opinion formation. Therefore, this research aimed to present the actual concepts and fundamentals of Biotechnology with emphasis on Plant Biotechnology to the students of a high school, of the public institution of the state of Ceará. The methodology consisted of two expository lessons, presenting basic topics of Biotechnology and a specific content about Plant Biotechnology (Plant Tissue Culture and its applications), through the presentation of video on the subject and performing a practical activity on micropropagation with an ornamental species. The general assessment of student performance was based on comparing the responses to the questionnaires, applied at the beginning and end of the study. The Mann-Whitney test was carried out to compare the average general grades obtained in the initial and final questionnaires. Assess changes in student responses after the study was applied using the McNemar test. There was no significant difference between the mean values achieved in the initial and final tests. Although it was possible to verify an 18.4% growth in the average obtained in the last questionnaire (4.18 points), with a reduction in the percentage of grades below 5 and a 16% increase in the number of students who achieved grade 7 in the final questionnaire. The evaluation of the correct answers per question made it possible to observe an increase in the correct answer percentage in questions 3, 5, 6, 8, 9, and 10, however being significant only in questions 5, 6, and 9. However, questions 1, 2 and 4 showed a decrease in the hit rates in the final questionnaire, and only question 1 on the subject “Totipotence” presented a significant reduction in the number of hits. Thus, the methodological proposal addressed in the research provided a contextualized view of the Biotechnology content, allowing us to understand some mechanisms involved in this theme.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48365
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_avfcarvalho.pdf336,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.