Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48330
Type: | TCC |
Title: | A ilustração científica como ferramenta para o ensino superior: o relicário que unifica a arte e ciências |
Authors: | Sousa, Marinetty de Jesus |
Advisor: | Feitosa, Raphael Alves |
Co-advisor: | Correia, Fernando J.S. |
Keywords: | Ilustração Científica;Ciências;Arte |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SOUSA, Marinetty de Jesus. A ilustração científica como ferramenta para o ensino superior: o relicário que unifica a arte e ciências. 2019. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho é uma narrativa reflexiva que tem como finalidade principal dis-cutir as contribuições de uma atividade de Biologia, envolvendo Ilustração Científica para o campo de ensino superior dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza. Onde elaboramos uma oficina capaz de juntar arte, ciências e ilustração visto que paralelamente se comunicam e beneficiam na construção do aprendizado cognitivo. Para isso, fizemos uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu através de uma oficina de desenho e ilustração, a qual foi ofertada aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas da UFC. Na oficina, os alunos elaboraram desenhos induzidos e ilustrações científicas onde os alunos puseram a refletir sobre a relação com o aprendizado dentro da universidade. Através da oficina, buscamos obter a per-cepção dos participantes por meio da execução das atividades proposta nela e do diálogo entre os presentes. Com isso, conseguimos perceber que a biologia, por ser uma ciência natural com uma forte componente visual, tem na ilustração científica uma ferramenta útil e facilitadora capaz de assumir um papel fundamental no processo do entendimento e assimilação de conteúdos científicos complexos ensinado durante o percurso universitário, facilitando a construção do conhecimento do que é ensinado pelos docentes para os discentes nas aulas teóricas. É, por isso mesmo, também um recurso com elevado poder didático. |
Abstract: | The present work is a reflexive narrative whose main purpose is to discuss the contri-butions of a Biology activity, involving Scientific Illustration to the field of higher educa-tion within the Federal University of Ceará (UFC) in Fortaleza. Where we elaborate a workshop capable of bringing together art, sciences and illustration as they communi-cate and benefit in the construction of cognitive learning. For this, we conducted a qualitative research, whose data collection took place through a workshop of drawing and illustration, which was offered to students of the courses of Biological Sciences of UFC. In the workshop, students drew induced drawings and scientific illustrations where students began to reflect on the relationship with learning within the university. Through the workshop, we seek to obtain the participants' perception through the ex-ecution of the activities proposed in it and the dialogue between those present. With this, we realize that biology, being a natural science with a strong visual component, has in scientific illustration a useful and facilitating tool able to assume a fundamental role in the process of understanding and assimilation of complex scientific contents taught during the university course. , facilitating the construction of knowledge of what is taught by teachers to students in theoretical classes. It is therefore also a resource with high didactic power. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48330 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_mjsousa.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.