Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
dc.contributor.author | Cunha, Emanuel Régis de Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T19:00:49Z | - |
dc.date.available | 2019-12-10T19:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, E. R. P. História e Filosofia da Ciência no ensino de Física. 2019. 30 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48314 | - |
dc.description.abstract | Science teaching has been the subject of many discussions regarding the method used to develop the teaching and learning process. The National Curriculum Parameters propose for teachers the construction of an innovative and perceptible education in the social, professional and day to day context of the student. Thus, there is a need to find a teaching method that can better work the objects of science study and respect the learning process of students. The method presented in this study is the History and Philosophy of Science. This work seeks, through Jean Piaget's theory of cognitive development, to validate the application of the method, building an expository structure on the History, Philosophy and Psychology of Cognitive Development. This paper defends the use of History and Philosophy of Science in science teaching as an innovative path that works coherently with the cognitive process. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.title | História e Filosofia da Ciência no ensino de Física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino de ciências tem sido alvo de muitas discussões com relação ao método utilizado para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem para os professores a construção de uma educação inovadora e perceptível no contexto social, profissional e no dia a dia do aluno. Dessa forma, surge a necessidade de encontrar um método de ensino que possa melhor trabalhar os objetos de estudo das ciências e respeite o processo de aprendizagem dos alunos. O método apresentado neste trabalho é o de História e Filosofia da Ciência. Este trabalho busca, por meio da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, validar a aplicação do método, construindo uma estrutura expositiva sobre a História, Filosofia e a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Este trabalho defende a utilização da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências como um caminho inovador e que trabalha de maneira coerente com o processo cognitivo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_erpcunha.pdf | 722,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.