Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Daniel Brito de-
dc.contributor.authorAlves, Brício Warney de Freitas-
dc.date.accessioned2019-12-10T18:03:20Z-
dc.date.available2019-12-10T18:03:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALVES, B. W. F. Uma proposta metodológica de uma oficina de Astrofísica no ensino médio. 2019. 56 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48309-
dc.description.abstractThis work applied to analyze the difficulties faced by the students in basic Astrophysics, on the basis of various articles that observed the same weakness in a portion of teachers. Therefore, a short-time course was proposed in Governador Adauto Bezerra High School, located in Fortaleza, with the aim of introducing Astrophysics concepts with the aid of assembling experiments. The evaluation method was through questionnaires applied before and after the course. At first it was found that a large portion of students never had an inteaction with Astronomy, and what motivated most of them was the seek of self-evaluation. After the course, a great part of the students learned the meaning of some concepts, such as apparent magnitude and light-year, where, respectively, 73,3% and 66,7% got the correct answer. In conclusion, it was possible to see the students realized the importance of Astronomy, in which 55,2% of them considered the possibility of pursuing career in the area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAstrofísicapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.titleUma proposta metodológica de uma oficina de Astrofísica no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho buscou analisar as dificuldades dos alunos em Astrofísica básica, tendo como base diversos artigos que constatavam a mesma deficiência por parte dos professores. Dessa forma, foi proposta uma oficina de curta duração na escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza, com o objetivo de introduzir conceitos básicos voltados para a área de Astrofísica com o auxílio da construção de experimentos. O método utilizado para avaliar os alunos se deu por intermédio de questionários aplicados antes e após a oficina. Verificou-se inicialmente que a maioria dos alunos que nunca teve uma interação com Astronomia, e o que motivou a maioria dos estudantes foi a busca de uma autoavaliação para testar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Após a realização da oficina, os estudantes aprenderam o significado de alguns conceitos como, por exemplo, magnitude aparente e ano-luz, onde, respectivamente, 73,3% e 66,7% obtiveram a resposta correta. Tendo isso tudo em conta, foi possível verificar que os alunos, após a realização da oficina, perceberam a importância da Astronomia e Astrofísica, resultando em 55,2% deles pensaram na possibilidade de seguir carreira nessa área.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_bwfalves.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.