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Tipo: Dissertação
Título: A argumentação em textos dissertativo-argumentativos no 9º ano do ensino fundamental com o uso da plataforma web Rapi10
Título em inglês: The argumentation in dissertative-argumentative texts in the 9th grade of elementary school using the Rapi10 web platform
Autor(es): Teixeira, Clair da Silva
Orientador: Cavalcante, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Argumentação;Tecnologia;Textos dissertativo-argumentativos
Data do documento: 2019
Citação: TEIXEIRA, Clair da Silva. A argumentação em textos dissertativo-argumentativos no 9º ano do ensino fundamental com o uso da plataforma web Rapi10. 2019. 257f. - Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Este trabalho de pesquisa, intitulado A argumentação em textos dissertativo-argumentativos no 9º ano do ensino fundamental com o uso da plataforma web Rapi10, foi desenvolvido no município de Canindé/CE. A problemática que deu origem à pesquisa foi a inquietação como professora de Língua Portuguesa em relação à defasagem apresentada por estudantes da Educação Básica no que tange a aspectos relacionados à argumentação. A carência quanto à argumentação torna-se bastante evidente em função da realização de uma redação do gênero dissertativo-argumentativo durante o processo do Enem, ao término da Educação Básica. O referido exame apresenta 5 competências. Interessam-nos as competências II – que trata da compreensão da proposta e da estrutura da redação, III – que trata da forma como selecionamos, relacionamos, organizamos, e interpretamos informações e fatos em defesa de um ponto de vista, e IV – que trata do uso dos mecanismos linguísticos para a construção do argumento. Para nossa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Perelman e Tyteca (2005), que tratam da Nova Retórica, embasada na retórica de Aristóteles; Adam (2011, 2019), que trata dos conceitos de sequências textuais, e Koch e Elias (2004, 2015a, 2015b, 2015c, 2015d, 2016, 2017a, 2017b e 2017c), que dão um tratamento didático a questões que permeiam a linguística textual. Na metodologia do estudo, foi utilizada a pesquisa-ação como instrumento de realização do trabalho, por entendermos ser o método mais indicado para aprimorar o ensino. Dada a relevância do uso das tecnologias em prol da educação, durante a aplicação das atividades, utilizamos a ferramenta web Rapi10, idealizada pela pesquisadora, com uma turma de 9º ano composta por 18 estudantes. Além de intensificar as produções a partir de uma maior produtividade dada à agilidade na correção e à devolutiva aos estudantes, funciona como apoio pedagógico para o ensino do gênero dissertativo-argumentativo. Além disso, serve de acompanhamento pedagógico por intermédio de gráficos e os relatórios em PDF gerados pelo próprio sistema. O resultado do trabalho apresentou-se bastante significativo, uma vez que, na primeira produção, a média geral das notas foi de 444,39 pontos e, após o trabalho desenvolvido, subiu para 708,61 pontos, sendo evidenciada a melhoria das estratégias argumentativas nas competências II, III e IV, como a presença de uma tese e de argumentos que visavam à sua defesa, uma melhor seleção, organização e hierarquização destes e uma variedade quanto ao uso de mecanismos linguísticos variados.
Abstract: The work of research, entitled The argumentation in dissertative-argumentative texts in the 9th grade of elementary school using the Rapi10 web platform, was developed in the city of Canindé/CE. The problematic that gave rise to the research was the concern as a teacher of Portuguese Language regarding the gap presented by students of Basic Education regarding aspects related to argumentation. The lack of argumentation becomes quite evident due to the accomplishment of an essay of the dissertative-argumentative genre during the Enem process, at the end of Basic Education. This exam has 5 competences. We are interested in competencies II - which deals with understanding the proposal and the structure of the wording, III - which deals with the way we select, relate, organize, and interpret information and facts in defense of a point of view, and IV - which deals with of the use of linguistic mechanisms to construct the argument. For our research, we used as main theoretical references Perelman and Tyteca (2005), who deal with the New Rhetoric, based on Aristotle's rhetoric; Adam (2011, 2019), who deals with the concepts of textual sequences, and Koch and Elias (2004, 2015a, 2015b, 2015c, 2015d, 2016, 2017a, 2017b and 2017c), who give a didactic treatment to questions that permeate the textual linguistics. In the metodology of the study, action research was used as an instrument to perform the work, as we understand it to be the most suitable method to improve teaching. Given the relevance of the use of technologies for education, during the application of the activities, we use a web tool Rapi10, idealized by the researcher, with a 9th grade class consisting of 18 students. In addition to intensifying the productions from a higher productivity due to agility in correction and feedback to students, it works as a pedagogical support for the teaching of the dissertative-argumentative genre. In addition, it serves as a pedagogical accompaniment through graphs and PDF reports generated by the system itself. The result of the work was very significant, since, in the first production, the average grade was 444.39 points and, after the work developed, increased to 708.61 points, evidencing the improvement of the argumentative strategies in the competences II, III and IV, such as the presence of a thesis and arguments aimed at its defense, a better selection, organization and hierarchy of these and a variety regarding the use of diverse linguistic mechanisms.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48295
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