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Type: TCC
Title: Como as vivências em uma escola indígena participaram da formação de uma futura professora de biologia?
Authors: Freires, Ana Luisa da Silva
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: Escola Indígena;Interculturalidade;Formação de professores
Issue Date: 2019
Citation: FREIRES, Ana Luisa da Silva. Como as vivências em uma escola indígena participaram da formação de uma futura professora de biologia?. 2019. 94 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho, tem como objetivo acompanhar e buscar refletir sobre minhas experiências educativas na escola indígena Brolhos da Terra. Utilizando das Narrativas das experiências do vivido, para a construção da minha vivência. Segundo a Lei 11.645/08, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena tornam-se obrigatórias nas instituições de ensino fundamental e médio, sendo estes temas incorporados ao currículo escolar. No meu processo investigativo, utilizo as seguintes ferramentas, que irão consistir em 3 etapas: 1) levantamento bibliográfico da temática abordada, 2) observação do cotidiano da escola pela professora em formação, 3) realização de entrevistas com os/as professores/as de Ciências e Biologia e com o núcleo gestor. Através da utilização da Perspectiva Intercultural, para observar o meu processo formativo enquanto professora e a dinâmica em uma escola indígena, podendo ser percebidas as nuances de reconhecer, respeitar e valorizar o outro, seja ele estudante, professor ou parte da comunidade escolar. Assim, estabelecendo que todos os espaços, são espaços de formação, de construção profissional e cidadã. No processo formativo de professores de Ciências e Biologia, a estrutura curricular, através das disciplinas, não utiliza o conhecimento das diferentes culturas, como se a ciência, fosse autônoma. Assim, as reflexões e questionamentos levantados neste trabalho são importantes para que se pense em uma formação que venha a proporcionar, dentro do currículo, abordagens educativas que respeitem e valorizem as diferentes culturas, tornando assim o processo educativo inclusivo e libertador.
Abstract: The present work comprises accompanying and seeking to reflect about the educational experiences developed at the Brolhos da Terra Indigenous School. Using the narratives of the experiences of lived, for the construction of a narrative of experiences. The Law 11.645 / 08 requires the inclusion of the study of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in elementary and high schools, and these contents should be incorporated into the school curriculum. In my research, I use the following tools that will consist of 3 steps: 1) documentary analysis through a bibliographic survey of the theme addressed, 2) observation of the school's daily life, 3) interviews with the Science and Biology teachers and the managing nucleus of the school. Through the use of the Intercultural Perspective, to observe my formative process as a teacher and the dynamics in an indigenous school, we can perceive the nuances of recognizing, respecting and valuing the other, be it student, teacher or part of the school community. In the formative process of science and biology teachers, the curriculum structure, across disciplines, does not use the knowledge of different cultures, as if science were autonomous. Thus, the reflections and questions raised in this work are important to think about a formation that will provide, within the curriculum, educational approaches that respect and value the different cultures, thus making the educational process inclusive and liberating.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48270
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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