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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Roberta Lígia de-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorAbreu, Dalmário Heitor Miranda de-
dc.date.accessioned2019-12-09T13:45:07Z-
dc.date.available2019-12-09T13:45:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Roberta Lígia de; SANTOS, Maria José Costa dos; ABREU, Dalmário Heitor Miranda de. O uso do ábaco no ensino da operação adição: mediação pedagógica realizada na sala de aula do 3° ano do ensino fundamental. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 185-219.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-217-0201-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48253-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontes Editorespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - 1ª a 4ª anopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.titleO uso do ábaco no ensino da operação adição: mediação pedagógica realizada na sala de aula do 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs dificuldades dos alunos do 3.º ano do ensino fundamental em compreender as operações básicas de matemática é uma preocupação. Vale dizer que a matemática é uma área do conhecimento que tem uma linguagem própria, e que, quando não é bem trabalhada, torna-se complexa de ser compreendida, e à medida que suas representações de signos vão avançando para campo da abstração, ela vai se tronando mais distante da realidade do aluno. Compreendemos, portanto, que é importante estudar novas metodologias que venham melhor promover a aprendizagem da matemática, mais prática experimental, científica de investigação, voltada para a real finalidade da educação em transformar o aluno em um ser crítico, reflexivo e autônomo.[...]Para atingimos os objetivos, seguimos cinco etapas com o propósito que esse estudo fosse mais detalhado e conseguíssemos relatar de forma clara e objetiva os resultados apresentados. Assim, foi realizada a observação de duas aulas de matemática, uma entrevista com a professora de sala, duas intervenções e, por fim, avaliação que ocorreu de forma gradativa durante o processo de mediação.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:DTPE - Capítulos de livro

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