Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Roberta Lígia de | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Abreu, Dalmário Heitor Miranda de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T13:45:07Z | - |
dc.date.available | 2019-12-09T13:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Roberta Lígia de; SANTOS, Maria José Costa dos; ABREU, Dalmário Heitor Miranda de. O uso do ábaco no ensino da operação adição: mediação pedagógica realizada na sala de aula do 3° ano do ensino fundamental. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 185-219. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-217-0201-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48253 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontes Editores | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental - 1ª a 4ª ano | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.title | O uso do ábaco no ensino da operação adição: mediação pedagógica realizada na sala de aula do 3° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As dificuldades dos alunos do 3.º ano do ensino fundamental em compreender as operações básicas de matemática é uma preocupação. Vale dizer que a matemática é uma área do conhecimento que tem uma linguagem própria, e que, quando não é bem trabalhada, torna-se complexa de ser compreendida, e à medida que suas representações de signos vão avançando para campo da abstração, ela vai se tronando mais distante da realidade do aluno. Compreendemos, portanto, que é importante estudar novas metodologias que venham melhor promover a aprendizagem da matemática, mais prática experimental, científica de investigação, voltada para a real finalidade da educação em transformar o aluno em um ser crítico, reflexivo e autônomo.[...]Para atingimos os objetivos, seguimos cinco etapas com o propósito que esse estudo fosse mais detalhado e conseguíssemos relatar de forma clara e objetiva os resultados apresentados. Assim, foi realizada a observação de duas aulas de matemática, uma entrevista com a professora de sala, duas intervenções e, por fim, avaliação que ocorreu de forma gradativa durante o processo de mediação.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_capliv_rllimamjcsantos.pdf | 304,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.