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Tipo: Dissertação
Título: Decomposição da diferença nos resultados do PISA: uma comparação do Brasil com os países da OCDE
Autor(es): Lima, Abílio Francisco de
Orientador: Corrêa, Márcio Veras
Palavras-chave: PISA;Decomposição de Oaxaca-Blinder;Ambiente Escolar;Leitura;Matemática
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Abílio Francisco de. Decomposição da diferença nos resultados do PISA: uma comparação do Brasil com os países da OCDE. 2019. 48f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Esta dissertação realiza a decomposição do diferencial de desempenho acadêmico dos alunos do Brasil e da OCDE nas áreas temáticas de Leitura e Matemática baseado nos exames PISA de 2009, 2012 e 2015. A partir da função de produção educacional do Brasil, a dissertação mostra que o background familiar afeta positivamente o nível de rendimento dos alunos nos exames de Leitura e Matemática. No exame de 2015, o diferencial de rendimento em favor dos alunos da OCDE foi de 57,17 pontos no teste de Leitura e de 74,80 pontos no teste de Matemática, apresentando uma trajetória de queda em relação aos anos de 2009 e 2012. No entanto, o diferencial devido às condições enfrentadas pelos alunos apresentou uma tendência de crescimento ao longo do período observado. Os resultados da decomposição das diferenças indicam ainda que a taxa de repetência, as condições socioeconômicas familiares e a infraestrutura escolar também contribuem para o diferencial observado entre o desempenho acadêmico dos alunos da OCDE e do Brasil.
Abstract: This work analyses the difference in educational performance of students among Brazil and OECD in the subject areas of Reading and Mathematics based on the PISA exams of 2009, 2012 and 2015. From the educational production function for scores of Brazil, the work shows that the Family background positively affects students' achievement in the Reading and Math exams. In the 2015 exam, the performance differential in favor of OECD students was 57.17 points in the Reading test and 74.80 points in the Mathematics test, showing a downward trajectory compared to 2009 and 2012. However, the differential due to the dotations of the students showed a growth trend over the observed period. The results of the decomposition of differences also indicate that the repetition rate, family socioeconomic conditions, and school environment also contribute to the observed difference between the academic performance of OECD and Brazilian students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48193
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