Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174
Tipo: | Resumo |
Título : | O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação |
Autor : | Costa, Romilson Moreira da Sales, Ana Flávia Oliveira Braga, Arlane Ribeiro Baima, Thays Lenny Mesquita Porto, Bernadete de Souza |
Palabras clave : | protagonismo estudantil;cooperação;PET |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | COSTA, Romilson Moreira da; et al. O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | RESUMO: O presente trabalho é produto de uma reflexão de teorias e experiências envolvidas pelo protagonismo discente e a cooperação, que se deram a partir de vivências proporcionadas de bolsista para bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia, em um compilado de oficinas, que ocorreram no período das férias do primeiro semestre de 2016. Objetiva identificar de que maneira as atividades de cooperação contribuem para o protagonismo estudantil no PET Pedagogia, descrevendo assim como as ações ocorreram, levando em consideração como o protagonismo dos bolsistas em atividades cooperativas pode contribuir para a formação no Programa de Educação Tutorial. A metodologia utilizada se baseia na descrição e reflexão das atividades realizadas no período das férias já supracitadas, a luz das ideias de cooperação segundo Bidegáin (1999) em atividades discentes, o protagonismo de acordo com Barbosa (2004) e como princípio de formação dos bolsistas do programa descrito no Manual de Orientações Básicas - MOB (2006). As vivências aconteceram durante uma semana no período da tarde onde em cada dia bolsistas ministravam as ações, desde o planejar até a execução das mesmas. Os estudantes foram instigados a compartilhar seus saberes por meio de oficinas com temáticas diversificadas. Entre temas que variavam desde atividade manuais e corporais à rodas de conversas sobre gênero e temas de escritos acadêmicos. Todas as oficinas sucederam-se em espaços diversos fora da Universidade buscando um caráter informal e que proporcionasse o lazer para os mesmos, tendo em vista o período no qual foi realizado. Esse tipo de aprendizagem foi autogerida e pensada pelos bolsistas que tomavam a posição principal nas oficinas, sendo estes protagonistas de seu aprendizado e dos demais. Por isso, o protagonismo que é vivenciado acarreta para o grupo uma formação mais consistente e uma postura diferenciada perante as situações que ocorrem dentro e fora da equipe. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rmcosta.pdf | 50,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.