Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48116
Tipo: Resumo
Título : Curso semeando agronomia: aplicação dos conteúdos introdutórios como forma de aproximação dos alunos ingressantes ao curso
Autor : Lourenço, Valéria Ramos
Silva, Bruno do Nascimento
Oliveira, Sabrina Juvenal de
Bleicher, Ervino
Bertini, Cândida Hermínia Campos de Magalhães
Palabras clave : Recém- ingressos;Acesso a informação;Matriz curricular
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : LOURENÇO, Valéria Ramos; et al. Curso semeando agronomia: aplicação dos conteúdos introdutórios como forma de aproximação dos alunos ingressantes ao curso. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumen en portugués brasileño: A dificuldade de associação entre conteúdos teóricos ministrados em sala de aula coma aplicação na área de atuação do futuro profissional figuram entre as principais razões dos altos índices de evasão nas universidades. Alunos do curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) têm em sua matriz curricular, disciplinas introdutórias de engenharia que muitas vezes não permitem vislumbrar a aplicação em atividades práticas. Diante desta deficiência observada no curso de graduação objetivou-se com o presente trabalho desenvolver uma atividade de recepção dos alunos recém-ingressos que possibilita-se a contextualização de conteúdos teóricos introdutórios com atividades práticas da profissão do engenheiro agrônomo, além de fornecer através de palestras e seminários informações sobre áreas de atuação e possibilidades na ciência, docência e extensão. O curso vem sendo desenvolvido na UFC no início dos semestres letivos, este foi dividido em atividades teóricas e práticas, sendo as primeiras realizadas em sala de aula e as segundas no setor de agricultura do departamento de Fitotecnia da UFC. Ao longo da oficina foram abordados assuntos relacionados ao cultivo agrícola e atividades práticas de cultivo nas quais foram associados os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos cursos básicos com as disciplinas profissionalizantes do curso. Como metodologia de avaliação do curso foram aplicados questionários no início e no término do curso. Nesta avaliação, pode-se observar que 50% dos alunos consideram que a atividade colabora para redução da evasão nos primeiros semestres, 25% consideram que colabora muito, 50% consideram que o curso contribuiu para sua melhor alocação na universidade. O curso possibilitou a aproximação dos alunos com aplicações práticas de conhecimento e contribuiu com fornecimento de informações sobre a universidade e a carreira do engenheiro agrônomo ao recém-ingresso.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48116
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_vrlourenço - ok.pdf50,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.