Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48116
Tipo: | Resumo |
Título: | Curso semeando agronomia: aplicação dos conteúdos introdutórios como forma de aproximação dos alunos ingressantes ao curso |
Autor(es): | Lourenço, Valéria Ramos Silva, Bruno do Nascimento Oliveira, Sabrina Juvenal de Bleicher, Ervino Bertini, Cândida Hermínia Campos de Magalhães |
Palavras-chave: | Recém- ingressos;Acesso a informação;Matriz curricular |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | LOURENÇO, Valéria Ramos; et al. Curso semeando agronomia: aplicação dos conteúdos introdutórios como forma de aproximação dos alunos ingressantes ao curso. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
Resumo: | A dificuldade de associação entre conteúdos teóricos ministrados em sala de aula coma aplicação na área de atuação do futuro profissional figuram entre as principais razões dos altos índices de evasão nas universidades. Alunos do curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) têm em sua matriz curricular, disciplinas introdutórias de engenharia que muitas vezes não permitem vislumbrar a aplicação em atividades práticas. Diante desta deficiência observada no curso de graduação objetivou-se com o presente trabalho desenvolver uma atividade de recepção dos alunos recém-ingressos que possibilita-se a contextualização de conteúdos teóricos introdutórios com atividades práticas da profissão do engenheiro agrônomo, além de fornecer através de palestras e seminários informações sobre áreas de atuação e possibilidades na ciência, docência e extensão. O curso vem sendo desenvolvido na UFC no início dos semestres letivos, este foi dividido em atividades teóricas e práticas, sendo as primeiras realizadas em sala de aula e as segundas no setor de agricultura do departamento de Fitotecnia da UFC. Ao longo da oficina foram abordados assuntos relacionados ao cultivo agrícola e atividades práticas de cultivo nas quais foram associados os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos cursos básicos com as disciplinas profissionalizantes do curso. Como metodologia de avaliação do curso foram aplicados questionários no início e no término do curso. Nesta avaliação, pode-se observar que 50% dos alunos consideram que a atividade colabora para redução da evasão nos primeiros semestres, 25% consideram que colabora muito, 50% consideram que o curso contribuiu para sua melhor alocação na universidade. O curso possibilitou a aproximação dos alunos com aplicações práticas de conhecimento e contribuiu com fornecimento de informações sobre a universidade e a carreira do engenheiro agrônomo ao recém-ingresso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48116 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vrlourenço - ok.pdf | 50,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.