Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Talita Kelly Santos-
dc.contributor.authorFarias, Gilmar Alves de-
dc.date.accessioned2019-12-03T12:01:01Z-
dc.date.available2019-12-03T12:01:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBEZERRA, Talita Kelly Santos; FARIAS, Gilmar Alves de. A vivência e a inclusão de crianças autistas em uma escola pública no município de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 51-68.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-217-0201-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48089-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontes Editorespt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.titleA vivência e a inclusão de crianças autistas em uma escola pública no município de Fortalezapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos primórdios da história do homem, os deficientes foram colocados em manicômios, deixados para mendigar nas ruas ou levados à fogueira. O preconceito e a discriminação estavam arraigados na sociedade de forma muito mais sólida. No Brasil, as leis que asseguram os direitos dos deficientes são recentes, uma das leis mais importantes, o estatuto da pessoa com deficiência foi aprovada em 2015. No entanto, a lei 12.764, Política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, foi sancionada em 2012. Essa lei garante que as crianças com autismo tenham a garantia de matrículas nas escolas, portanto acesso à educação. Sabe-se que o ensino de crianças deficientes necessita de profissionais preparados para lidar com as potencialidades e as limitações destas crianças. Infere-se, portanto, que o preparo profissional dos(as) pedagogos(as) seja maior, ou seja, que exija uma maior formação destes professores. Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa é compreender a vivência do aprendizado de crianças com autismo nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE, e o objetivo específico é avaliar o processo de formação dos professores que ensinam crianças autistas. A questão geral levantada é averiguar como as crianças com autismo vivenciam o aprendizado no ambiente escolar, e a questão específica é saber o tipo de formação dos professores de crianças autistas.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_tksbezerragafarias.pdf189,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.