Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48083
Type: TCC
Title: Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio
Authors: Vieira Neto, José de Brito
Advisor: Galão, Maria Izabel
Keywords: Câncer;Ensino de biologia;Prevenção
Issue Date: 2016
Citation: VIEIRA NETO, José de Brito. Sequência didática para promoção do ensino sobre o câncer: relato de experiência em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino de biologia está cada vez mais voltado para preparar o aluno para a execução de uma prova, tornando-se secundário a capacidade dos discente de pensar e compreender os fenômenos que compõe a natureza. Essa falha no ensino de biologia faz com que os alunos percam a capacidade de ser um agente transformador, perdendo oportunidades de opinar de diversos assuntos que permeiam na mídia, como dengue, chikungunya e câncer. No que se remete ao câncer, este se tornou um problema de saúde pública devido ao grande número de mortes e novos casos que acometeram o Brasil nos anos de 2016-2017. Fundamentado nisso, o professor de biologia pode ter um papel muito importante no que se remete ao ensino sobre o câncer, principalmente no que envolve a prevenção. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência na elaboração e a utilização de uma sequência didática sobre o câncer, como também associar o conhecimento teórico sobre o câncer com o cotidiano dos estudantes. Para alcançar tais objetivos foi desenvolvida uma sequência didática dividida em seis aulas e para avaliação da sequência didática foram aplicados dois questionários, um antes do início das aulas e outro no ao fim da última aula. Através das análises dos questionários, os alunos obtiveram uma melhora considerável em todas as questões e o relato de experiência só reforçou o que foi visto com os resultados obtidos a partir dos questionários. Por fim, a sequência didática se mostrou aplicável e eficiente para o ensino do câncer.
Abstract: The teaching of biology is increasingly geared to prepare the student for the execution of a test, becoming secondary the ability of students to think and understand the phenomena that establish the nature. This failure in teaching biology makes students lose the ability to be a transformative agent, missing opportunities to have an opinion of several issues that permeate the media, such as dengue, chikungunya and cancer. In which refers to cancer, this has become a public health problem due to the large number of deaths and new cases that appears in Brazil by 2016-2017. Based on this, the biology teacher can have a very important role in which refers to education about cancer, especially when it involves the prevention. Therefore, the objective of this study was to report the experience in the development and use of a didactic sequence about the cancer, but also associate the theoretical knowledge on cancer with the daily life of the students. To achieve these goals was developed a didactic sequence divided into six lessons and to evaluate it, two questionnaires were applied, one before the first class and the other at the end of the last class. Through the analysis of the questionnaires, students achieved a considerable improvement in all matters and the case studies only reinforced what was seen with the results obtained from the questionnaires. Finally, the didactic sequence proved to be applicable and effective for cancer education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48083
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_jbvieiraneto.pdf500,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.