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Tipo: TCC
Título : Zoológicos como locais não formais de educação: um estudo de caso do zoológico municipal sargento prata em Fortaleza/CE
Autor : Figueira, João Pedro de Araújo
Tutor: Silva, José Roberto Feitosa
Palabras clave : espaços educativos;educação não-formal;atuação do biólogo
Fecha de publicación : 2017
Citación : FIGUEIRA, João Pedro de Araújo. Zoológicos como locais não formais de educação: um estudo de caso do zoológico municipal sargento prata em Fortaleza/CE. 2017. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho do Zoológico Municipal Sargento Prata, em Fortaleza-Ceará, em atrair, inspirar e educar seus visitantes acerca de temas ligados ao meio ambiente e como conservá-lo e desenvolver alternativas para melhorar a eficiência do seu trabalho. A educação é um dos quatro pilares que justificam a existência dos zoológicos e é uma poderosa ferramenta para a conservação das espécies e seus habitats naturais. Os zoológicos devem ser capazes de conscientizar e capacitar seus visitantes a tomarem decisões “amigas da natureza”. Por meio da aplicação de questionários, buscou-se reconhecer os conhecimentos dos visitantes sobre esses tópicos. Os dados obtidos foram analisados junto à experiência vivida pelo pesquisador no local. Ao final, foram levantadas soluções simples para os problemas identificados, a fim de aprimorar os serviços prestados pela instituição. O Zoológico Sargento Prata tem potencial para atrair e inspirar seus visitantes, contudo, seu impacto educativo deixa a desejar. O desenvolvimento de um programa de educação ambiental em parceria com os alunos do curso de biologia ou semelhantes de universidades públicas podem resolver considerável parte dos problemas e trazer grandes benefícios a curto e longo prazo.
Abstract: The objective of the present work is to analyze the performance of Sargento Prata Municipal Zoo in Fortaleza, Ceará, to attract, inspire and educate its visitors about themes related to the environment and how to conserve it and to develop alternatives to improve the efficiency of its work. Education is one of the four pillars that justify the existence of zoos and is a powerful tool for the conservation of species and their natural habitats. Zoos should be able to raise awareness and enable their visitors to make "nature-friendly" decisions. Through the application of questionnaires, it was sought to recognize the knowledge of the visitors on these topics. The data obtained were analyzed together with the experience of the researcher in the place. In the end, simple solutions to the problems identified were developed in order to improve the services provided by the institution. The Sargento Prata Zoo has the potential to attract and inspire your visitors, yet its educational impact falls short. The development of an environmental education program in partnership with biology students or similar from public universities can solve a considerable part of the problems and bring great benefits in the short and long term.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48079
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

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