Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48035
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Igreja, educação e espaço
Autor(es): Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula
Palavras-chave: Educação;Limoeiro do Norte (CE);Comunidades cristãs - Igreja Católica;Religião e educação
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: UFC Edições
Citação: VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula. Igreja, educação e espaço. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p. 298-308.
Resumo: Pretendo analisar o espaço geográfico do município de Limoeiro do Norte e da região jaguaribana onde ele está inserido, tendo como eixo determinante as ações instrucionais da Igreja Católica a partir de 1938, quando da criação da diocese. A Diocese foi criada em 1938, mas seu primeiro Bispo, Dom Aureliano Matos, só tomaria posse em 1940.1 No período de 1940 a 1967, quando o primeiro bispo faleceu, Limoeiro do Norte havia se transformado em referencial de educação na região. Em apenas vinte e sete anos havia sido construído o Ginásio Diocesano Padre Anchieta, o Seminário Diocesano Cura D'ars, o Patronato Santo Antonio dos Pobres, o Liceu de Artes e Ofícios, a Rádio Educadora e, a pedido do Bispo, o governo do estado, em 1967 aprovaria a criação da Faculdade de Filosofia, que seria inaugurada em 1968 com o nome de Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48035
ISBN: 85-7282-194-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_capliv_repvasconcelosjunior.pdf7,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.