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dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-11-28T12:36:02Z-
dc.date.available2019-11-28T12:36:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. O desconhecido das operações concretas e os números fracionários. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p.190-199.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-194-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48019-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFC Ediçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros fracionáriospt_BR
dc.subjectOperações concretaspt_BR
dc.titleO desconhecido das operações concretas e os números fracionáriospt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitos estudos sobre os números fracionários têm sido realizados nos últimos anos. Aqui no Brasil, podemos citar os estudos de Santos (2005), Catalani(2002), Miguel e Miorim(1986), Centruión (2002) e em outros países Carraher (1991), Bryant e Nunes (1997) e Nunes(2003), dentre outros. Porém é fato que ainda hoje o conteúdo dessa temática é um problema tanto no ensino como na aprendizagem. Em geral os educadores iniciam o ensino do conceito de fração por técnicas e não se preocupam ou colocam em segundo plano os aspectos psicológicos (cognitivos) desenvolvidos pela criança. Quando há essa preocupação, o educador busca direcionar seu trabalho para a motivação. Esse fato é uma conseqüência da má formação que o professor teve tanto na sua vida escolar no ensino fundamental como também na universidade que o formou. (...) Ainda em nossas pesquisas, verificamos que o educador reproduz em sala de aula o que vivenciou: um ensino mecânico e norteado por fórmulas, regras preestabelecidas direcionado para provas, em que os resultados são artificiais e não se centram na formação do desenvolvimento lógico matemático do educando. Desconsidera o desenvolvimento mental da criança, como fator essencial para escol ha das atividades que devem ser trabalhadas nesse ensino. (...)pt_BR
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