Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47961
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O estatuto epistemológico da Pedagogia e o conceito de campo em Bourdieu
Autor(es): Carneiro, Isabel Magda Said Pierre
Palavras-chave: Epistemologia;Pedagogia;Bourdieu, Pierre, 1930-2002;Ciência da Educação
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. O estatuto epistemológico da Pedagogia e o conceito de campo em Bourdieu. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 128-138.
Resumo: Este artigo reflete sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia, discussão que vem sendo desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC. Trata-se de uma primeira aproximação do tema a partir da noção de "campo" desenvolvida por Pierre Bourdieu. A Pedagogia tem sido, historicamente, marcada por muitos impasses, não apresentando um consenso acerca do seu campo específico de investigação. As principais dificuldades residem no fato de que ela não apresentaria requisitos de "cientificidade"; seria uma "tarefa" voltada para a prática, estando mais no âmbito da intuição e da arte do que na lógica da ciência; não teria objeto de estudo próprio porque o fenômeno educativo é pluridimensional, bem como não disporia de um sistema claro e coerente de conceitos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47961
ISBN: 85-7282-194-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_capliv_imspcarneiro.pdf6,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.