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dc.contributor.authorBatista, Judenildes Guedes-
dc.date.accessioned2019-11-22T19:27:56Z-
dc.date.available2019-11-22T19:27:56Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationBATISTA, Judenildes Guerra. Entre o escrito e o vivido: o lugar que ocupa a Escola Pública Municipal de Fortaleza nas mudanças implementadas na sistemática de avaliação nos anos de 1990 a 2000. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 73-81.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-194-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47908-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectDiretrizes da Política Educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Pública Municipalpt_BR
dc.subjectSistemática de avaliaçãopt_BR
dc.titleEntre o escrito e o vivido: o lugar que ocupa a Escola Pública Municipal de Fortaleza nas mudanças implementadas na sistemática de avaliação nos anos de 1990 a 2000pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrHá no discurso oficial o argumento de que a escola é o ponto de partida das políticas educacionais elaboradas/ implementadas. As pesquisas que realizei nos anos de 1990 e 2000 em Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza constataram que, apesar do discurso de participação, as escolas e seus profissionais têm sua participação restrita a estratégias elementares que pouco têm colaborado para a construção/implementação de tais propostas. Tal fato tem contribuir para que os educadores não se reconheçam nas "apostas"apresentadas e para que estas não consigam "encostar na real idade", apesar da boa vontade dos que estão na escola. Faz-se necessário, nesse processo, que os técnicos da equipe central criem estratégias que possibilitem a participação das escolas na constituição/implementação de tais políticas, porque senão estamos correndo o risco de estarmos propondo ações que "não saem do papel", porque não são conseqüência de um processo de discussão, estudo e de formação contínua sério, criterioso e participativo.[...]pt_BR
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