Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47889
Tipo: Resumo
Título: Avaliação institucional na UFC: um comparativo dos resultados no Curso de Matemática Industrial
Autor(es): Santos, Ana Cintia Brandão dos
Barros Neto, Júlio Francisco
Palavras-chave: Avaliação Institucional;Análise de dados;Autoavaliação
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Ana Cintia Brandão dos; BARROS NETO, Júlio Francisco. Avaliação institucional na UFC: um comparativo dos resultados no Curso de Matemática Industrial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) tem caráter reflexivo e formativo, que tem como lema “CONHECE-TE A TI MESMO”, e visa conhecer e aperfeiçoar as atividades internas da IES, bem como a ação dos seus principais agentes: egressos, discentes, servidores docentes e técnico-administrativos. Como princípio a avaliação institucional deve buscar a participação responsável e efetiva da maioria desses agentes. Na UFC, há processos em andamento que objetivam construir uma cultura interna favorável à avaliação institucional, que possibilita maior conscientização acerca da missão, bem como das finalidades acadêmica e social da instituição, como também consolidar a noção de que a avaliação institucional participativa é a via para a reflexão coletiva e, por conseguinte, para o planejamento institucional participativo. Nesta linha, a UFC já realizou três períodos consecutivos (2015.1, 2015.2 e 2016.1) de avaliação institucional com a participação de discentes e docentes. O presente trabalho visa realizar um comparativo dos resultados obtidos pelo curso de Matemática Industrial. Como resultado inicial, o curso de Matemática Industrial obteve nos três períodos a participação de 72,4, 54,4 e 51,6% dos discentes, respectivamente. Em relação à avaliação da Coordenação do Curso de Matemática Industrial, nos dez quesitos constantes no formulário, os percentuais que concordam totalmente ou concordam são bem superiores aos que discordam ou discordam totalmente, refletindo uma boa ou excelente avaliação das atividades da coordenação. Em relação à infraestrutura, os discentes destacaram há existência ainda de problemas referentes aos quesitos que tratam da acessibilidade. Ainda será realizado estudos sobre a avaliação dos docentes pelos discentes nas diversas disciplinas bem como a avaliação dos docentes em relação às condições de infraestrutura no exercício da docência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47889
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acbsantos.pdf49,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.