Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47889
Type: Resumo
Title: Avaliação institucional na UFC: um comparativo dos resultados no Curso de Matemática Industrial
Authors: Santos, Ana Cintia Brandão dos
Barros Neto, Júlio Francisco
Keywords: Avaliação Institucional;Análise de dados;Autoavaliação
Issue Date: 2016
Citation: SANTOS, Ana Cintia Brandão dos; BARROS NETO, Júlio Francisco. Avaliação institucional na UFC: um comparativo dos resultados no Curso de Matemática Industrial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Brazilian Portuguese: A avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) tem caráter reflexivo e formativo, que tem como lema “CONHECE-TE A TI MESMO”, e visa conhecer e aperfeiçoar as atividades internas da IES, bem como a ação dos seus principais agentes: egressos, discentes, servidores docentes e técnico-administrativos. Como princípio a avaliação institucional deve buscar a participação responsável e efetiva da maioria desses agentes. Na UFC, há processos em andamento que objetivam construir uma cultura interna favorável à avaliação institucional, que possibilita maior conscientização acerca da missão, bem como das finalidades acadêmica e social da instituição, como também consolidar a noção de que a avaliação institucional participativa é a via para a reflexão coletiva e, por conseguinte, para o planejamento institucional participativo. Nesta linha, a UFC já realizou três períodos consecutivos (2015.1, 2015.2 e 2016.1) de avaliação institucional com a participação de discentes e docentes. O presente trabalho visa realizar um comparativo dos resultados obtidos pelo curso de Matemática Industrial. Como resultado inicial, o curso de Matemática Industrial obteve nos três períodos a participação de 72,4, 54,4 e 51,6% dos discentes, respectivamente. Em relação à avaliação da Coordenação do Curso de Matemática Industrial, nos dez quesitos constantes no formulário, os percentuais que concordam totalmente ou concordam são bem superiores aos que discordam ou discordam totalmente, refletindo uma boa ou excelente avaliação das atividades da coordenação. Em relação à infraestrutura, os discentes destacaram há existência ainda de problemas referentes aos quesitos que tratam da acessibilidade. Ainda será realizado estudos sobre a avaliação dos docentes pelos discentes nas diversas disciplinas bem como a avaliação dos docentes em relação às condições de infraestrutura no exercício da docência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47889
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_acbsantos.pdf49,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.