Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47875
Tipo: Resumo
Título: Utilização de ações de educação em saúde para prevenção de parasitoses em crianças de creche em Fortaleza
Autor(es): Martins, Amanda Barroso de Oliveira
Araújo, Kaio Cesar de Sousa
Ximenes, Meiriane Lopes
Alves, Renata de Sousa
Palavras-chave: Educação em saúde;Parasitoses;Crianças
Data do documento: 2016
Citação: MARTINS, Amanda Barroso de Oliveira. Utilização de ações de educação em saúde para prevenção de parasitoses em crianças de creche em Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: As infecções parasitárias representam um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e apresentam-se fortemente associadas as más condições sanitárias e socioeconômicas. As crianças representam o grupo mais vulnerável. Diante disto, o projeto tem como objetivo instruir as crianças com relação aos cuidados de higiene oral, alimentação adequada e prevenção das parasitoses intestinais através de ações educativas e identificar quais são os parasitas predominantes em crianças de 4 a 6 anos, atendidas em uma creche sem fins lucrativos. O estudo foi realizado na creche Crescer com Dignidade, localizada no bairro São João do Tauape, onde estão matriculadas 35 crianças das quais apenas 30 frequentam. As atividades de educação em saúde consistem em palestras dinâmicas com a participação dos alunos da creche, mostrando para eles a importância da higiene oral, da alimentação saudável e do cuidado com o manuseio do lixo para uma prevenção de parasitoses mais efetiva. Após as palestras são aplicados pós-testes, para avaliar a fixação das atividades realizadas. Antes do início das ações educativas e realização dos exames, os integrantes do projeto tiveram uma conversa consentida com os pais das crianças matriculadas na creche para informá-los da importância dessas atividades. Após realização de exames parasitológicos foi encontrada a presença de Enterobius vermiculares em 25% das amostras. Assim, os pós-testes demonstraram efetividade de 75% pois a maioria das crianças responderam bem às atividades e participaram de forma ativa das palestras, entretanto os índices de infecções parasitárias nas crianças da creche foram elevados. Diante dos resultados conclui-se que é de grande importância a realização de atividades de educação em saúde de forma multidisciplinar, procurando assim atender as necessidades das crianças e seus responsáveis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47875
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_abomartins.pdf49,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.