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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.contributor.author | Rocha, Elizabeth Matos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T14:33:37Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20T14:33:37Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Elizabeth Matos. Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas. 2006. 226f. – Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47827 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Mesuração | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geométricas. Dentre essas posturas, cito a ênfase nos conteúdos voltados para a Aritmética, como problemas com as operações fundamentais e frações, enquanto os tópicos de Geometria são abordados superficialmente. A partir dessa constatação, elaborei e apliquei sessões didáticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de medição como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teóricos norteadores do aspecto cognitivo estão vinculados aos processos de assimilação e acomodação de Piaget (1982), no processo de interação social de Vygotsky (1994) e em elementos da Educação Matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986) e teve uma prática pedagógica, por meio da intervenção de sessões didáticas, com alunos, na faixa etária de 11 a 15 anos, de uma escola pública municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de medição, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidência deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hábito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didático, somente o livro texto adotado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_dis_emrocha.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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