Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Márcio de Souza-
dc.contributor.authorDantas Júnior, Francisco Eugênio-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:31:34Z-
dc.date.available2019-11-20T13:31:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDANTAS JÚNIOR, Francisco Eugênio. A Política Nacional de Educação Especial: um olhar sobre a prática da educação inclusiva no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Maria Joélia de Carvalho Silva, no Município de PACAJUS-CEARÁ. 2019. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47820-
dc.description.abstractOne of the major challenges concerning the current educational system is inclusive education. This means that in many poor countries, millions of children and adolescents have never been to a classroom. Nonetheless, we observe that the number of ideas and policies concerning inclusive education has been increasing as a means to overcome this problem. However, a quick research over this theme reveals crucial doubts about its practices and the policies necessary to put them at work. The goal of this study is to analyze the process of inclusive education at the CEJA Maria Joélia de Carvalho Silva, in the town of Pacajus-CE, from the perspective of its subjects who are the actual participants of the process. As for the theoretical foundation, we searched for authors who investigate the inclusion as well as documents that serve as a base to the inclusive education in Brazil. In order to carry out this research, we have adopted a qualitative research method, as for its objectives it is considered descriptive and for the technical procedures: the bibliographic research, documental research, field research, case study as well as the phenomenological method. For the field research we have administered an individual questionnaire to the members of the school management and the teachers of regular and multimedia classes. The analyses indicate that the conception and practices of either teachers and school management carry inclusive conceptions since they point to the necessity of both collaboration and articulation of those actors to consolidate the process of school inclusion. Although the teachers who work in the Educational Support Services can master the topic of inclusion, the regular teachers as well as the other professionals must be properly trained in inclusion. Another issue raised was that of accessibility, for it is important to reformulate the practices that ensure completely the right to learn for everyone. Thus, we consider that the joint action of those involved is the thread to consolidate inclusive practices at the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas de Educação Inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectPráticas Colaborativaspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleA Política Nacional de Educação Especial: um olhar sobre a prática da educação inclusiva no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Maria Joélia de Carvalho Silva, no Município de PACAJUS-CEARÁpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos principais desafios do sistema escolar no mundo contemporâneo é o da inclusão educacional. Para os países mais pobres do planeta, isso significa que milhões de crianças e jovens nunca vivenciaram a experiência de frequentar uma sala de aula. Diante desse dilema, constata-se um interesse crescente nas ideias e políticas de inclusão educacional. Porém, uma simples e superficial busca por essa temática revela dúvidas cruciais sobre as práticas e políticas que devem fazê-la avançar. A presente dissertação tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar vivenciado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Maria Joélia de Carvalho Silva, no Município de Pacajus-CE, a partir do olhar dos sujeitos participantes do processo. Como referencial teórico foram citados autores que se debruçam acerca da temática da inclusão e documentos balizadores da educação inclusiva no Brasil. Para a investigação, optou-se pela abordagem do problema, pela pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, à pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos técnicos, à pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a pesquisa de campo, o estudo de caso e o método fenomenológico. Na pesquisa de campo aplicou-se um questionário de forma individualizada aos membros do núcleo gestor, professores da sala comum e da Sala de Recursos Multifuncionais. Pelas análises realizadas, constatou-se que as concepções e práticas dos professores e gestores perpassam por concepções inclusivas, ao sinalizarem para a necessidade da colaboração e da articulação destes para consolidação do processo de inclusão escolar. Apesar de o professor do Atendimento Educacional Especializado demonstrar mais propriedade em falar de inclusão, é preciso que a escola também invista na formação dos professores do ensino comum e demais profissionais para a inclusão escolar. Outra questão levantada foi relativa à acessibilidade, pois é preciso repensar práticas que garantam em sua totalidade o direito de todos aprenderem juntos sem nenhum tipo de barreira imposta. Assim, consideramos que a atuação conjunta desses sujeitos é o fio condutor para consolidação de práticas inclusivas no ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_fedjunior.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.