Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Francisco Arnaldo Lopes-
dc.contributor.authorMeneses, Francisca Márcia Coelho de-
dc.contributor.authorFarias, Gilmar Alves de-
dc.date.accessioned2019-11-20T11:01:48Z-
dc.date.available2019-11-20T11:01:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, Francisco Arnaldo Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 242-252.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47813-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular- BNCCpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.titleO ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professorespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ensino da Matemática tem sido tema em muitos seminários, palestras e de modo geral as discussões exprimem sobre os desafios da formação do professor. Pretendemos discutir alguns destes desafios, sobretudo voltado para o ensino fundamental anos iniciais. Este artigo traz em seu corpo reflexões de autores que sustentam em seus escritos provocações acerca das práticas metodológicas bem como sobre as expectativas dos professores para implantação da BNCC (BRASIL, 2017), em sala de aula. Como suporte teórico, nos valeremos de alguns autores que apresentam um trabalho sólido, desvelado e indispensável àqueles que pretendem imbricar seus objetos de investigação à formação, à didática, à metodologia e à matemática. "As avaliações em larga escala evidenciam que a expansão da Educação Básica não foi acompanhada de medidas que lhe assegurassem as condições necessárias e fundamentais para garantir e melhorar a aprendizagem dos alunos." (SANTOS e ORTIGÃO, 2016, p. 62)[...] Diante da necessidade surgida durante o processo de estudo e fomentação de ideias na escrita deste artigo, tivemos que estreitar à distância entre a escrita acadêmica e a fala do professor enquanto sujeito que atua na base da escola pública e efetivamente está na ponta do complexo educacional, fomos in loco a escola de municipal de ensino infantil e fundamental "X". Buscamos registrar os relatos a partir de questionário e entrevista realizados com professores de Matemática dos anos iniciais e gestores a fim de repassar, em forma de dados, os apontamentos e resultados sugeridos a partir da análise dos dados coletados sobre a ótica destes professores, as perspectivas e avaliações sobre as mudanças apontadas pela BNCC.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_falbezerrafmcmeneses.pdf8,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.