Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47798
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Wardelane Holanda da | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T11:37:06Z | - |
dc.date.available | 2019-11-19T11:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wardelane Holanda da. O ensino de matemática e o uso de recursos didáticos digitais: uma análise sobre as impressões dos pedagogos sobre sua Formação. 2019. 99f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47798 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Recursos digitais | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática e o uso de recursos didáticos digitais: uma análise sobre as impressões dos pedagogos sobre sua formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A formação inicial do pedagogo tem sido objeto de estudo de diversas pesquisas. Por ser um profissional multifacetado, o pedagogo assume diferentes responsabilidades, dentre as quais destacamos a de ser professor de Matemática dos anos iniciais. Considerada um entrave na formação inicial de vários alunos, a Matemática faz parte do arcabouço de saberes dos estudantes de Pedagogia e sua apropriação deve contemplar diferentes aspectos, quais sejam: teóricos, epistemológicos e metodológicos. Todavia, nossa inquietação vai além da formação matemática do pedagogo. Os objetivos deste estudo buscam analisar e refletir essa formação matemática a partir do uso de recursos didáticos digitais. Sendo assim, temos como objetivo geral analisar as contribuições dos recursos didáticos digitais na formação matemática do pedagogo. Como objetivos específicos temos 1) Refletir sobre a formação matemática e tecnológica do pedagogo em formação; 2) Propor sessões didáticas envolvendo o uso dos recursos didáticos tecnológicos na construção dos conceitos de área e perímetro de figuras planas; e, 3) Discutir sobre o uso de objetos educacionais tecnológicos no ensino de Matemática, especificamente, sobre os conceitos de área e perímetro de figuras planas. A pesquisa é de cunho qualitativo, com fins exploratórios e descritivos, do tipo estudo de caso. Os sujeitos são estudantes do curso de Pedagogia da FACED/UFC que já cursaram as disciplinas de Ensino de Matemática e Informática na Educação. Como instrumentos de coleta de dados elaboramos questionários online, fizemos uso de diários de campo para registro de observações durante os encontros formativos, e, por fim, utilizamos como técnica para coleta de dados as entrevistas semiestruturadas. Desse modo, identificamos lacunas significativas na formação matemática do pedagogo, sobretudo na formação tecnológica. Como resultado de nossas análises, a partir dos discursos dos sujeitos, concluímos que a formação destes não ocorre de forma satisfatória, sendo necessária a utilização de uma nova proposta curricular que possa atender as necessidades da escola do século XXI. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La formación inicial del pedagogo ha sido objeto de estudio de varias investigaciones. Siendo un profesional polifacético, el pedagogo asume diferentes espacios y conocimientos. Entre ellos está la responsabilidad de ser profesor de matemáticas en los primeros años. Considerado un obstáculo en su formación inicial, las matemáticas forman parte del marco de su conocimiento de los estudiantes de Pedagogía y su apropiación debe contemplar diferentes aspectos: teórico, epistemológico y metodológico. Sin embargo, nuestra inquietud va más allá de la formación matemática del pedagogo, los objetivos de este estudio buscan analizar y reflejar esta formación matemática a partir del uso de recursos didácticos digitales. Así, establecimos como objetivo general analizar las contribuciones de los recursos didácticos digitales en la formación matemática del pedagogo. Como objetivo específico, 1) reflexionar sobre la formación matemática y tecnológica del pedagogo en formación; 2) Proponer sesiones didácticas que involucren el uso de recursos didácticos tecnológicos en la construcción de los conceptos de área y perímetro de figuras planas y 3) Discutir sobre el uso de objetos educativos tecnológicos en enseñanza de matemáticas, específicamente, sobre los conceptos de área y perímetro de figuras. plano La investigación es cualitativa, con fines exploratorios y descriptivos, del tipo de estudio de caso. Los sujetos son estudiantes del curso de Pedagogía FACED / UFC que ya han estudiado matemáticas y ciencias de la computación en educación. Como instrumentos de recolección de datos, desarrollamos cuestionarios en línea, utilizamos diarios de campo para registrar nuestras observaciones durante las reuniones formativas y, finalmente, entrevistas semiestructuradas. De esta manera, identificamos brechas significativas en la formación matemática del pedagogo, pero principalmente en la formación tecnológica. Como resultado de nuestro análisis, a partir de los discursos de los sujetos, la formación del sujeto aún no los satisface satisfactoriamente, y se necesita una nueva propuesta curricular que pueda satisfacer las necesidades de la escuela del siglo XXI. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_whdasilva.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.