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dc.contributor.authorAlves, Francisco Régis Vieira-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorBarreto, Marcilia Chagas-
dc.date.accessioned2019-11-14T18:50:25Z-
dc.date.available2019-11-14T18:50:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio; BARRETO, Marcilia Chagas Barreto Uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de progressões geométricas e a formação do professor no IFCE. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 9-24, mar. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2176-0144-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47764-
dc.description.abstractThis article provides a theoretical discussion about teaching and methodological elements related to the concept of geometric progressions. This content of study, compulsory in school education, is an important element of specific knowledge for future Mathematics teachers. Some of the methodological aspects discussed include the issues of quality of textbooks and the use of technology in the intuitive teaching of the referred concept. Some considerations related to the application of the learning methodology called Fedathi’s Sequence are also presented. Its use exemplifies certain moments of the teaching/learning process which promote student's intuition and try to answer particular questions which are recurrent in the training environment of Mathematics teachers, such as: How do you teach geometric progressions? Which methodology should be employed? These questions seem natural for a future teacher. However, theses and dissertations are also discussed, some of them produced in other countries, which indicate problems in the academic studies and do not prepare the teachers-to-be to answer these and other specific questions. Finally, there are the final considerations and recommendations for the future teacher who graduates from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Conexões - Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Progressõespt_BR
dc.subjectFormação do Professorpt_BR
dc.titleUma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de progressões geométricas e a formação do professor no IFCEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo constitui-se uma discussão teórica a respeito de alguns elementos didáticos e metodológicos relacionados à noção de progressões geométricas. Tal conteúdo de estudo, obrigatório no ensino escolar, constitui-se elemento importante do saber específico do futuro professor de Matemática. Parte dos aspectos metodológicos discutidos aborda inclusive a questão da qualidade do livro didático e do uso de tecnologias no ensino intuitivo do referido conceito. São apresentadas também algumas considerações relacionadas à aplicação da metodologia de ensino chamada Sequência Fedathi. Sua utilização exemplifica determinados momentos do ensino/aprendizagem que promovem a intuição do estudante e buscam responder a determinados questionamentos corriqueiros no ambiente de formação de professores de Matemática, tais como: De que modo ensinar progressões geométricas? Que metodologia se deve empregar? Estas perguntas parecem naturais para um futuro professor,entretanto discutem-se também algumas dissertações e teses, inclusive produzidas em outros países, que apontam problemas na formação acadêmica e não preparam o licenciando para responder a estes e a outros questionamentos específicos. Por fim, apresentam-se as considerações finais e recomendações para o futuro professor egresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).pt_BR
Aparece nas coleções:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

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