Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Bandeira e a performance na fotografia
Autor(es): Paula, Silas José de
Palavras-chave: Bandeira, Antonio, 1922-1967;Pintura moderna;Arte e fotografia;Arquivos de imagem
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PAULA, Silas José de. Bandeira e a performance na fotografia. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 111-121.
Resumo: Antônio Bandeira deixou um acervo de fotografias do qual é protagonista. Embora o seu trabalho artístico tenha uma importância inquestionável, o que nos interessa aqui é o personagem das fotos. A pergunta a ser feita não é apenas sobre o que essas imagens significam ou fazem, mas o que querem – o que alegam e como respondemos. Ao posarmos para uma foto, estamos respondendo à presença (implícita) do contemplador e assumindo a postura de um ‘eu’ imaginário diante de qualquer contemplação. É uma imagem que ‘apresenta a apresentação’, que realiza a performance do desejo de abrir mão de uma conexão estável e definitiva entre ela e seu referente e que revela a produção infindável da subjetividade. Para Foucault (2005), a nossa subjetividade e identidade estão intimamente ligadas e nada existe fora da linguagem e da representação, tudo é posto em jogo por estratégias discursivas e práticas representacionais. A tentativa do personagem é, quase sempre, de construir um pacto de leitura entre o “eu” imaginado e o contemplador.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47737
ISBN: 978-85-7463-920-7
Aparece nas coleções:ICA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_sjpaula.pdf7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.