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Tipo: Artigo de Evento
Título : Resgatando a cultura afro-brasileira na escola pública: uma experiência significativa no PIBID Pedagogia/UFC
Autor : Ferreira, Antônia Fernandes
Noronha, Géssica Nunes
Craveiro, Thábata Saunders Uchôa
Silva, Maria José Albuquerque da
Palabras clave : Letramento;Culturas afro-brasileiras;Alfabetização
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UECE
Citación : FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Géssica Nunes Noronha; CRAVEIRO, Thábata Saunders Uchôa; SILVA, Maria José Albuquerque da. Resgatando a cultura afro-brasileira na escola pública: uma experiência significativa no PIBID Pedagogia/UFC. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UECE, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho relata ações educativas desenvolvidas por meio do Projeto “A alvorada afro brasileira: a África vive em nós”, elaborado e executado pelo grupo de bolsistas do PIBID/ Pedagogia da UFC. As ações foram realizadas durante o segundo semestre letivo de 2017 com crianças da educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada, em Fortaleza/Ce. O objetivo foi envolver as crianças na história do povo africano, identificando sua influência na construção da cultura brasileira, promovendo uma educação para a igualdade racial e o reconhecimento da diversidade. Para isso, buscamos fundamentação na lei nº 10.693/03, que acrescenta o artigo 26-A, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), o Kit a Cor da Cultura (MEC, 2006), em (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), dentre outros. O trajeto metodológico se deu por meio de brincadeiras, cirandas, leituras, escrita, contação de histórias, dramatizações, oficinas, pinturas, desenhos, danças, brincadeiras e estudos biográficos de personagens negras. Os resultados apontaram a relevância das ações do PIBID para a melhoria do ensino e para a formação de todos. Portanto, concluímos que o projeto obteve êxito em seus objetivos, contribuindo para desconstruir antigos preconceitos etnicorraciais e promover ações fundadas no respeito à diversidade.
Abstract: The present work reports educational actions developed through the project "The Afro Brazilian Dawn: Africa lives in us", elaborated and executed by the PIBID/Pedagogy group of the UFC. The actions were carried out during the second semester of 2017 with infants and elementary school students of the Alvorada Municipal School in Fortaleza/Ce. The goal was to involve children in the history of African people, identifying their influence in the construction of Brazilian culture, promoting an education for racial equality and the recognition of diversity. To that end, we seek toestablish a foundation in Law No. 10,693/03, which adds Article 26-A, in the Law on Guidelines and Bases of Education (LDB) nº 9394/96 (BRAZIL, 1996) 2006), in (FERREIRO, TEBEROSKY, 1999), among others. The methodological path was made through play, cirandas, readings, writing, storytelling, dramatizations, workshops, paintings, drawings, dances, jokes and biographical studies of black characters. The results pointed out the relevance of the actions of the PIBID for the improvement of education and for the formation of all. Therefore, we conclude that the project has succeeded in its objectives, helping to deconstruct old ethno-racial prejudices and promote actions based on respect for diversity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47711
ISSN : 2526 3234
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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