Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47711
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Resgatando a cultura afro-brasileira na escola pública: uma experiência significativa no PIBID Pedagogia/UFC |
Autor(es): | Ferreira, Antônia Fernandes Noronha, Géssica Nunes Craveiro, Thábata Saunders Uchôa Silva, Maria José Albuquerque da |
Palavras-chave: | Letramento;Culturas afro-brasileiras;Alfabetização |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UECE |
Citação: | FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Géssica Nunes Noronha; CRAVEIRO, Thábata Saunders Uchôa; SILVA, Maria José Albuquerque da. Resgatando a cultura afro-brasileira na escola pública: uma experiência significativa no PIBID Pedagogia/UFC. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UECE, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho relata ações educativas desenvolvidas por meio do Projeto “A alvorada afro brasileira: a África vive em nós”, elaborado e executado pelo grupo de bolsistas do PIBID/ Pedagogia da UFC. As ações foram realizadas durante o segundo semestre letivo de 2017 com crianças da educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada, em Fortaleza/Ce. O objetivo foi envolver as crianças na história do povo africano, identificando sua influência na construção da cultura brasileira, promovendo uma educação para a igualdade racial e o reconhecimento da diversidade. Para isso, buscamos fundamentação na lei nº 10.693/03, que acrescenta o artigo 26-A, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), o Kit a Cor da Cultura (MEC, 2006), em (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), dentre outros. O trajeto metodológico se deu por meio de brincadeiras, cirandas, leituras, escrita, contação de histórias, dramatizações, oficinas, pinturas, desenhos, danças, brincadeiras e estudos biográficos de personagens negras. Os resultados apontaram a relevância das ações do PIBID para a melhoria do ensino e para a formação de todos. Portanto, concluímos que o projeto obteve êxito em seus objetivos, contribuindo para desconstruir antigos preconceitos etnicorraciais e promover ações fundadas no respeito à diversidade. |
Abstract: | The present work reports educational actions developed through the project "The Afro Brazilian Dawn: Africa lives in us", elaborated and executed by the PIBID/Pedagogy group of the UFC. The actions were carried out during the second semester of 2017 with infants and elementary school students of the Alvorada Municipal School in Fortaleza/Ce. The goal was to involve children in the history of African people, identifying their influence in the construction of Brazilian culture, promoting an education for racial equality and the recognition of diversity. To that end, we seek toestablish a foundation in Law No. 10,693/03, which adds Article 26-A, in the Law on Guidelines and Bases of Education (LDB) nº 9394/96 (BRAZIL, 1996) 2006), in (FERREIRO, TEBEROSKY, 1999), among others. The methodological path was made through play, cirandas, readings, writing, storytelling, dramatizations, workshops, paintings, drawings, dances, jokes and biographical studies of black characters. The results pointed out the relevance of the actions of the PIBID for the improvement of education and for the formation of all. Therefore, we conclude that the project has succeeded in its objectives, helping to deconstruct old ethno-racial prejudices and promote actions based on respect for diversity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47711 |
ISSN: | 2526 3234 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_afferreira.pdf | 476,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.