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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Matos, Kelma Socorro Lopes de | - |
dc.contributor.author | Aragão, Pricila Cristina Marques | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T12:09:21Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T12:09:21Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Pricila Cristina Marques. Yoga e espiritualidade em projeto de extensão: caminhos para uma cultura de paz na FACED/UFC. 2019. 256f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47664 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Yoga | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura de Paz | pt_BR |
dc.title | Yoga e espiritualidade em projeto de extensão: caminhos para uma cultura de paz na FACED/UFC | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A tese descreve e reflete sobre a ação de extensão intitulada “Yoga e Cultura de Paz na FACED”, pertencente ao Projeto de Extensão em Cultura de Paz na FACED: Ações de Educação, Espiritualidade e Saúde, coordenado pela Prof. Dr.ª Kelma Socorro Lopes de Matos e realizado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) (MATOS, 2016a). A pesquisa buscou relacionar os conceitos de Cultura de Paz (GUIMARÃES, 2003, 2011; JARES, 2002, 2005, 2007, 2008; MATOS, 2007, 2010; YUS, 2002), Yoga (HERMÓGENES, 1988, 2009, 2010; IYENGAR, 2007; JOIS, 2010) e Espiritualidade (BETTO, 2008; BOFF, 2000, 2006; JUNG 2015, 2017; PIERRAKOS, 1995, 2007), entendendo seus entrelaçamentos e diálogos (FREIRE, 2011a, 2001b, 2014, 2017, 2018; HOOKS, 2017, 2018) com o objetivo de investigar a contribuição das aulas de yoga para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz na universidade. Questionamos nessa pesquisa como as vivências em aulas teórico-práticas de yoga construíram caminhos para uma Cultura de Paz por intermédio da espiritualidade, incorporando-as no ambiente acadêmico e simultaneamente no cotidiano dos participantes nos âmbitos da vida (intelectual, social, emocional e psicológico), através da busca por autoconhecimento e construção de relações dialógicas, críticas e pacíficas nos níveis individual, interpessoal e coletivo. Possui cunho qualitativo (MINAYO, 2010), utilizando a pesquisa ação (GIL, 1999; OLIVEIRA, 2008; MATOS; VIEIRA, 2001, THIOLLENT, 2011) com suporte nas técnicas de observação participante (MATOS; VIEIRA, 2001; OLIVEIRA, 2008), questionários (MATOS; VIEIRA, 2001; OLIVEIRA, 2008), entrevista com grupo focal (MATOS; VIEIRA, 2001; ROSA; ARNOLDI, 2006). Para a interpretação dos dados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a triangulação de dados (DUARTE, 2009; ZAPPELLINI; FEUERSCHÜTTE, 2015). De acordo com os resultados encontrados, a vivência com o yoga na universidade atua encorajando o desenvolvimento equilibrado da dimensão racional, emocional e espiritual, ao estimular a construção dialética desses saberes. Além disso, a prática regular de yoga contribui para diminuir os níveis de estresse, ansiedade e demais doenças psicossomáticas ao promover o autocuidado, a consciência espiritual e a busca por harmonia nas relações interpessoais, refletindo efetivamente na construção de uma Cultura de Paz. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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