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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Kelma Socorro Lopes de-
dc.contributor.authorAragão, Pricila Cristina Marques-
dc.date.accessioned2019-11-12T12:09:21Z-
dc.date.available2019-11-12T12:09:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAGÃO, Pricila Cristina Marques. Yoga e espiritualidade em projeto de extensão: caminhos para uma cultura de paz na FACED/UFC. 2019. 256f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47664-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectYogapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.titleYoga e espiritualidade em projeto de extensão: caminhos para uma cultura de paz na FACED/UFCpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese descreve e reflete sobre a ação de extensão intitulada “Yoga e Cultura de Paz na FACED”, pertencente ao Projeto de Extensão em Cultura de Paz na FACED: Ações de Educação, Espiritualidade e Saúde, coordenado pela Prof. Dr.ª Kelma Socorro Lopes de Matos e realizado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) (MATOS, 2016a). A pesquisa buscou relacionar os conceitos de Cultura de Paz (GUIMARÃES, 2003, 2011; JARES, 2002, 2005, 2007, 2008; MATOS, 2007, 2010; YUS, 2002), Yoga (HERMÓGENES, 1988, 2009, 2010; IYENGAR, 2007; JOIS, 2010) e Espiritualidade (BETTO, 2008; BOFF, 2000, 2006; JUNG 2015, 2017; PIERRAKOS, 1995, 2007), entendendo seus entrelaçamentos e diálogos (FREIRE, 2011a, 2001b, 2014, 2017, 2018; HOOKS, 2017, 2018) com o objetivo de investigar a contribuição das aulas de yoga para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz na universidade. Questionamos nessa pesquisa como as vivências em aulas teórico-práticas de yoga construíram caminhos para uma Cultura de Paz por intermédio da espiritualidade, incorporando-as no ambiente acadêmico e simultaneamente no cotidiano dos participantes nos âmbitos da vida (intelectual, social, emocional e psicológico), através da busca por autoconhecimento e construção de relações dialógicas, críticas e pacíficas nos níveis individual, interpessoal e coletivo. Possui cunho qualitativo (MINAYO, 2010), utilizando a pesquisa ação (GIL, 1999; OLIVEIRA, 2008; MATOS; VIEIRA, 2001, THIOLLENT, 2011) com suporte nas técnicas de observação participante (MATOS; VIEIRA, 2001; OLIVEIRA, 2008), questionários (MATOS; VIEIRA, 2001; OLIVEIRA, 2008), entrevista com grupo focal (MATOS; VIEIRA, 2001; ROSA; ARNOLDI, 2006). Para a interpretação dos dados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a triangulação de dados (DUARTE, 2009; ZAPPELLINI; FEUERSCHÜTTE, 2015). De acordo com os resultados encontrados, a vivência com o yoga na universidade atua encorajando o desenvolvimento equilibrado da dimensão racional, emocional e espiritual, ao estimular a construção dialética desses saberes. Além disso, a prática regular de yoga contribui para diminuir os níveis de estresse, ansiedade e demais doenças psicossomáticas ao promover o autocuidado, a consciência espiritual e a busca por harmonia nas relações interpessoais, refletindo efetivamente na construção de uma Cultura de Paz.pt_BR
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