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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47655
Tipo: | Resumo |
Título : | Os áudio games como ferramenta de mediação da informação no relacionamento didático entre o professor e o estudante com deficiência visual |
Autor : | Girão, Igor Peixoto Torres Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Farias, Gabriela Belmont de |
Palabras clave : | Mediação da informação;Deficiência visual;Audio games |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | GIRÃO, Igor Peixoto Torres; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; FARIAS, Gabriela Belmont de. Os áudio games como ferramenta de mediação da informação no relacionamento didático entre o professor e o estudante com deficiência visual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | A mediação da informação é a chave para a disseminação do potencial conhecimento, mas ainda existe um segmento que é negligenciado pela falta de ações criativas no tocante as metodologias de ensino, os deficientes visuais. O conhecimento sobre games em geral, proporcionou insumo criativo para se pensar em uma forma de usar os áudio games, como ferramenta de metodologia para mediar a informação entre professores e estudantes deficientes visuais. Percebendo a potencialidade dos áudio games e notando a necessidade de incluir esses estudantes, nos questionamos: como usar os áudio games como ferramenta de mediação da informação no relacionamento didático entre professores e estudantes com deficiência visual? Para tanto traçamos os seguintes objetivos, geral;. Apresentar o áudio game como uma forma de metodologia visando a inclusão dos estudantes deficientes visuais. Específicos: criar um protótipo que atenda aos princípios de usabilidade e Acessibilidade, usar o áudio game no auxilio metodológico da aula para mediar a informação entre professor e estudante, criar um guia de informação apontando métodos de criação de um áudio game didático. Metodologia: o estudo se caracteriza como qualitativo, na primeira parte será feito um estudo exploratório dos principais documentos que contenham o tema em lide, depois será realizada uma observação participante e dialética à cerca dos pedidos e das necessidades previstas na fala de ambos os lados, em seguida o áudio game será testado por estudantes com deficiência visual e videntes, traçando assim um paralelo. Os resultados esperados: que o áudio game usado como ferramenta de mediação seja uma aplicação a mais entre as formas de aprimorar o relacionamento desses atores, servindo como método de inclusão e promovendo uma melhor comunicação entre professor e estudantes com deficiência visual. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47655 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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