Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47652
Tipo: Resumo
Título: Inovação em microempresas - utilizando design thinking junto à associação de marceneiros de fortaleza
Autor(es): Santos, Cleilton Pereira dos
Reis, Amanda Régia dos Santos
Melo Júnior, Raimundo Nonato Alves de
Barreto, Yara de Almeida
Nascimento, Bruno Ribeiro do
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: design thinking;inovação;microempresa
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Cleilton Pereira dos; et all. Inovação em microempresas - utilizando design thinking junto à associação de marceneiros de fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O design thinking, muito utilizado em empresas de médio e grande porte, apresenta-se como uma interessante ferramenta para microempresas, uma vez que considera as limitações das organizações afim de possibilitar a sistematização da inovação, fundamental para se alcançar vantagem competitiva. Diante disso, a pesquisa apresenta como objetivo geral verificar a possibilidade de utilização do design thinking em uma micro empresa através de estudo de caso na Associação de Marceneiros de Fortaleza. Como objetivos específicos têm-se: apresentar a proposta de intervenção à associação; trabalhar as etapas de mergulhar, analisar e sintetizar, idear, implementar e aprender através de encontros com os associados; e comparar a estrutura de funcionamento das marcenarias antes e depois do uso do método. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa se classifica como bibliográfica, documental e de campo, quanto à obtenção da informação; pesquisa qualitativa, quanto à abordagem; e pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos objetivos. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semi estruturadas, questionários e observação participante. Através das etapas mergulhar e analisar e sintetizar apontou-se que as marcenarias possuem gestão centralizada; processo produtivo semelhante, com orientação artesanal; e um controle financeiro intuitivo. Sobre o público-alvo do projeto, os moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida, obteve-se que: 60% recebe até 1 salário mínimo e 34% está disposto a pagar, em média, R$575,00 por uma cama. Apropriando-se dos resultados dessas etapas, desenvolveu-se uma proposta de bicama em MDF nas fases idear e prototipar. Para poder implementar a produção, deve-se reduzir os custos e desenhar o processo produtivo em série. Observa-se que a maior dificuldade para a implementação está na mudança de paradigma que os gestores devem passar, saindo de uma visão artesanal para uma industrial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47652
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cpsantos.pdf51,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.