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Tipo: Resumo
Título: Entre Clio e Kairós: a vivência temporal de professores gestores da UFC
Autor(es): Saboia, Iratan Bezerra de
Aquino, Cassio Adriano Braz de
Palavras-chave: Psicologia do trabalho;Ensino superior;Tempo social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SABOIA, Iratan Bezerra de; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. Entre Clio e Kairós: a vivência temporal de professores gestores da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O objetivo desse estudo é investigar como se dá a vivência temporal de professores gestores da Universidade Federal do Ceará. Sabemos que a atividade docente universitária no Brasil tem características que não acompanham o restante do mundo, assumindo diversas outras atribuições como extensão e pesquisa. Em meio a esse quadro o professor de universidades federais brasileiras é conclamado a assumir cargos de gestão em sua instituição o que pode gerar um conflito temporal entre suas várias atividades. a literatura nos aponta que o trabalho é ainda o tempo central em nossa sociedade e que ele vem paulatinamente colonizando os outros tempos sociais; nesse caso questionar como se dá essa vivência em uma atividade que por natureza exige um trabalho fora do ambiente laboral é fundamental. Esse estudo está em fase de construção e se divide em três etapas de pesquisa, a saber: entrevista aberta para levantamento de dados preliminares, elaboração e aplicação de instrumento quantitativo baseado na primeira etapa e na Resolução do CEPE 22/2014 e entrevista semi-estruturada para se conhecer essa vivência temporal dos docentes. A primeira etapa está em conclusão e os dados preliminares apontam que existem atividades priorizadas e outras subdesenvolvidas; os professores naturalizam diversas atividades, não lembrando que as executam, mesmo quando essas atividades tem uma alta regularidade em seus cotidianos ou ocupam um tempo significativo; o tipo de cargo de gestão afeta a organização de sua temporalidade, e; professores que se dedicam a pós-graduação e os que não se dedicam apresentam demandas bem diferentes em suas temporalidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47631
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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