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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Saboia, Iratan Bezerra de | - |
dc.contributor.author | Aquino, Cassio Adriano Braz de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:42:59Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T12:42:59Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SABOIA, Iratan Bezerra de; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. Entre Clio e Kairós: a vivência temporal de professores gestores da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47631 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Tempo social | pt_BR |
dc.title | Entre Clio e Kairós: a vivência temporal de professores gestores da UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desse estudo é investigar como se dá a vivência temporal de professores gestores da Universidade Federal do Ceará. Sabemos que a atividade docente universitária no Brasil tem características que não acompanham o restante do mundo, assumindo diversas outras atribuições como extensão e pesquisa. Em meio a esse quadro o professor de universidades federais brasileiras é conclamado a assumir cargos de gestão em sua instituição o que pode gerar um conflito temporal entre suas várias atividades. a literatura nos aponta que o trabalho é ainda o tempo central em nossa sociedade e que ele vem paulatinamente colonizando os outros tempos sociais; nesse caso questionar como se dá essa vivência em uma atividade que por natureza exige um trabalho fora do ambiente laboral é fundamental. Esse estudo está em fase de construção e se divide em três etapas de pesquisa, a saber: entrevista aberta para levantamento de dados preliminares, elaboração e aplicação de instrumento quantitativo baseado na primeira etapa e na Resolução do CEPE 22/2014 e entrevista semi-estruturada para se conhecer essa vivência temporal dos docentes. A primeira etapa está em conclusão e os dados preliminares apontam que existem atividades priorizadas e outras subdesenvolvidas; os professores naturalizam diversas atividades, não lembrando que as executam, mesmo quando essas atividades tem uma alta regularidade em seus cotidianos ou ocupam um tempo significativo; o tipo de cargo de gestão afeta a organização de sua temporalidade, e; professores que se dedicam a pós-graduação e os que não se dedicam apresentam demandas bem diferentes em suas temporalidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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