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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaboia, Iratan Bezerra de-
dc.contributor.authorAquino, Cassio Adriano Braz de-
dc.date.accessioned2019-11-11T12:42:59Z-
dc.date.available2019-11-11T12:42:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSABOIA, Iratan Bezerra de; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. Entre Clio e Kairós: a vivência temporal de professores gestores da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47631-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia do trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTempo socialpt_BR
dc.titleEntre Clio e Kairós: a vivência temporal de professores gestores da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse estudo é investigar como se dá a vivência temporal de professores gestores da Universidade Federal do Ceará. Sabemos que a atividade docente universitária no Brasil tem características que não acompanham o restante do mundo, assumindo diversas outras atribuições como extensão e pesquisa. Em meio a esse quadro o professor de universidades federais brasileiras é conclamado a assumir cargos de gestão em sua instituição o que pode gerar um conflito temporal entre suas várias atividades. a literatura nos aponta que o trabalho é ainda o tempo central em nossa sociedade e que ele vem paulatinamente colonizando os outros tempos sociais; nesse caso questionar como se dá essa vivência em uma atividade que por natureza exige um trabalho fora do ambiente laboral é fundamental. Esse estudo está em fase de construção e se divide em três etapas de pesquisa, a saber: entrevista aberta para levantamento de dados preliminares, elaboração e aplicação de instrumento quantitativo baseado na primeira etapa e na Resolução do CEPE 22/2014 e entrevista semi-estruturada para se conhecer essa vivência temporal dos docentes. A primeira etapa está em conclusão e os dados preliminares apontam que existem atividades priorizadas e outras subdesenvolvidas; os professores naturalizam diversas atividades, não lembrando que as executam, mesmo quando essas atividades tem uma alta regularidade em seus cotidianos ou ocupam um tempo significativo; o tipo de cargo de gestão afeta a organização de sua temporalidade, e; professores que se dedicam a pós-graduação e os que não se dedicam apresentam demandas bem diferentes em suas temporalidades.pt_BR
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