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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rocha, Herbert de Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Frota Júnior, Maximino Barreto | - |
dc.contributor.author | Jucá Neto, Clóvis Ramiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:39:31Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T12:39:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Herbert de Vasconcelos; FROTA JÚNIOR, Maximiano Barreto; JUCÁ NETO, Clóvis Ramiro. Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47629 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Sobral - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Toponímias Urbanas | pt_BR |
dc.title | Toponímias urbanas de Sobral na metade do século XIX | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é um exercício de cartografia retrospectiva da Cidade de Sobral, Ceará, na primeira metade do século XIX, utilizando-se, preferencialmente, de fontes primárias. Sobral possui uma malha urbana que mescla a espontaneidade das primeiras ruas da Vila Distinta e Real de Sobral, fundada em 1773, com a regularidade adquirida no século XIX, notadamente a partir de sua elevação à categoria de Cidade em 1841. Duas ruas setecentistas partem da Igreja de N.S do Rosário dos Pretinhos em demanda de dois pontos situados na margem esquerda do rio Acaraú: a gangorra de pesar gado, local de trabalho dos escravos, e a Matriz de N. S da Conceição, em torno da qual se desenvolveu a Povoação Caiçara, que deu origem à Cidade. Estas ruas convergentes, Velha e Nova do Rosário, são as geratrizes de duas malhas ortogonais que se desenvolveram em sentidos opostos durante todo o século XIX até a primeira metade do século XX. A estrutura triangular onde se costuram as duas malhas regulares é atualmente o cuore central da Cidade. A base cartográfica mais antiga disponível é a “Planta da Estrada de Ferro do Sobral”, elaborada por volta de 1880, que não traz nenhuma toponímia dos logradouros. A Câmara Municipal, em sessão do dia 19 de outubro de 1842, seguindo uma determinação provincial, deliberou sobre a denominação dos 45 logradouros existentes na ocasião. Não foi possível a identificação de todos eles. A compreensão do processo histórico desta morfologia urbana peculiar exige a identificação e espacialização das toponímias dos seus logradouros oitocentistas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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