Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622
Tipo: Resumo
Título: Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
Autor(es): Ribeiro, Hellainy Fernandes
Melo, Ticiana Telles
Palavras-chave: Francês com objetivos universi;Francês língua estrangeira;Francês sem fronteiras
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RIBEIRO, Hellainy Fernandes; MELO, Ticiana Telles. Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract: Por meio deste trabalho, pretendemos apresentar os resultados (mesmo que provisórios) da análise da plataforma Spiral, da Universidade de Lyon 1 (França) que dá apoio à mobilidade estudantil de universitários em direção a países francófonos. Dentre os diversos aspectos, nosso olhar se voltou para a aba Site FOU – Formation Enseignant. A proposta do Site FOU para a formação de professores é de lançar vídeos com o objetivo de apresentar o processo de concepção e de ensino do Francês com Objetivos Universitários (Français sur Objectif Universitaire – FOU). Esses vídeos foram concebidos como um conjunto, projetados para serem vistos em ordem. Encontram-se também no site documentos e diversos suportes que são apresentados ao final de cada vídeo. Enquanto professores de francês em formação, tal projeto nos proporciona uma nova perspectiva de trabalho e nos chama a atenção para a atual e urgente necessidade de suprir as insuficiências linguísticas dos alunos em mobilidade, no que diz respeito aos critérios exigidos para a formação acadêmica, de forma que a língua francesa não se torne um empecilho, mas constitua uma ferramenta de aprimoramento da experiência formativa. A inovação da proposta de ensino de Francês com Fins Universitários (PARPETTE e MANGIANTE, 2011) e a atualidade da plataforma nos permitem traçar um percurso diferenciado, trabalhando documentos pedagógicos oferecidos pela plataforma e verificando sua aplicabilidade à realidade dos alunos da UFC com competência de francês nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas. Tal recurso constitui, enfim, a inserção de uma nova proposta de ensino para alunos de mobilidade que necessitam de uma aprendizagem da língua francesa mais específica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_hfribeiro.pdf49,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.