Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Hellainy Fernandes | - |
dc.contributor.author | Melo, Ticiana Telles | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:28:42Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T12:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Hellainy Fernandes; MELO, Ticiana Telles. Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622 | - |
dc.description.abstract | Por meio deste trabalho, pretendemos apresentar os resultados (mesmo que provisórios) da análise da plataforma Spiral, da Universidade de Lyon 1 (França) que dá apoio à mobilidade estudantil de universitários em direção a países francófonos. Dentre os diversos aspectos, nosso olhar se voltou para a aba Site FOU – Formation Enseignant. A proposta do Site FOU para a formação de professores é de lançar vídeos com o objetivo de apresentar o processo de concepção e de ensino do Francês com Objetivos Universitários (Français sur Objectif Universitaire – FOU). Esses vídeos foram concebidos como um conjunto, projetados para serem vistos em ordem. Encontram-se também no site documentos e diversos suportes que são apresentados ao final de cada vídeo. Enquanto professores de francês em formação, tal projeto nos proporciona uma nova perspectiva de trabalho e nos chama a atenção para a atual e urgente necessidade de suprir as insuficiências linguísticas dos alunos em mobilidade, no que diz respeito aos critérios exigidos para a formação acadêmica, de forma que a língua francesa não se torne um empecilho, mas constitua uma ferramenta de aprimoramento da experiência formativa. A inovação da proposta de ensino de Francês com Fins Universitários (PARPETTE e MANGIANTE, 2011) e a atualidade da plataforma nos permitem traçar um percurso diferenciado, trabalhando documentos pedagógicos oferecidos pela plataforma e verificando sua aplicabilidade à realidade dos alunos da UFC com competência de francês nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas. Tal recurso constitui, enfim, a inserção de uma nova proposta de ensino para alunos de mobilidade que necessitam de uma aprendizagem da língua francesa mais específica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Francês com objetivos universi | pt_BR |
dc.subject | Francês língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Francês sem fronteiras | pt_BR |
dc.title | Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_hfribeiro.pdf | 49,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.