Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.date.accessioned2019-11-11T12:02:35Z-
dc.date.available2019-11-11T12:02:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. O ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogo. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 30-44.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47613-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAritmética mentalpt_BR
dc.subjectMétodos de aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs operações básicas fundamentais da Aritmética são de grande importância para a vida da criança, pois, além de estarem presentes nas suas vivências infantis desde muito cedo, constituem uma condição necessária para a vida em sociedade, em razão da sua aplicabilidade direta no cotidiano da humanidade. As situações cotidianas, principalmente do comercio, impulsionaram os nossos antepassados a encontrarem um procedimento mais sistematizado que os ajudasse a resolver seus problemas concretos: "armar contas" e "resolver as contas". Desse modo, o professor deve proporcionar ao estudante um ambiente rico de aprendizagem, abordando técnicas operatórias e resolução de problemas adequados à sua realidade.[...]Este trabalho apoiou-se no pressuposto de que oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc constituem estratégias pedagógicas com potencial para a promoção da aprendizagem de conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo relatar a intervenção desenvolvida com alunos de pedagogia acerca da adição e subtração.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_iplimamjcsantos.pdf10,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.