Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Ivoneide Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:02:35Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T12:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. O ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogo. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 30-44. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47613 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aritmética mental | pt_BR |
dc.subject | Métodos de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As operações básicas fundamentais da Aritmética são de grande importância para a vida da criança, pois, além de estarem presentes nas suas vivências infantis desde muito cedo, constituem uma condição necessária para a vida em sociedade, em razão da sua aplicabilidade direta no cotidiano da humanidade. As situações cotidianas, principalmente do comercio, impulsionaram os nossos antepassados a encontrarem um procedimento mais sistematizado que os ajudasse a resolver seus problemas concretos: "armar contas" e "resolver as contas". Desse modo, o professor deve proporcionar ao estudante um ambiente rico de aprendizagem, abordando técnicas operatórias e resolução de problemas adequados à sua realidade.[...]Este trabalho apoiou-se no pressuposto de que oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc constituem estratégias pedagógicas com potencial para a promoção da aprendizagem de conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo relatar a intervenção desenvolvida com alunos de pedagogia acerca da adição e subtração.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_iplimamjcsantos.pdf | 10,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.