Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47611
Tipo: Livro
Título: Ensino e educação especial
Autor(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Leitão, Vanda Magalhães
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Prática de ensino;Magistério - Formação profissional
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora Mercado de Letras
Citação: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas, SP: Editora Mercado de Letras, 2019. 204p.
Resumo: A inclusão social de pessoas com deficiência no Brasil é um tema que há vinte anos vem sendo motivo de debates, estudos, pesquisas e que resulta de múltiplos fatores, destacando-se as conquistas politicas e sociais pelos Direitos Humanos, as contribuições teóricas das Ciências Sociais e Humanas que se entrelaçam, dando suporte e força politica aos movimentos sociais organizados por essas pessoas em defesa dos seus direitos. São segmentos sociais que desafiam o poder público, se fortalecem e se tornam visíveis, falando de si e de suas necessidades, e levantando suas bandeiras com as próprias mãos. Estimulam reflexões num convite ao abandono do conceito de deficiência sob o ângulo da falta ou da perda, para uma compreensão social e relacional, sem, entretanto, negar a condição biológico-funcional que resultam em suas singulares condições sensorial, intelectual, física ou linguística. Clamam por uma educação que promova seu desenvolvimento integral, com o acesso a tudo a que tem direito um cidadão e que lhe possibilite sua inclusão e participação plena na vida social.[...]Considerando que um dos objetivos da universidade é formar profissionais para atuar na sociedade, entendemos que a formação deve ser coerente com a realidade do cotidiano escolar. Pois bem, a organização deste livro surge da necessidade de compartilhar e ampliar conhecimentos relativos à educação de pessoas que compõem o público alvo da educação especial na perspectiva da inclusão, oferecendo múltiplos olhares a essa temática, ainda tratada de modo tão tênue nos cursos de licenciatura. Portanto, os textos aqui disponibilizados podem auxiliar estudantes em formação, futuros docentes que atuarão nas escolas do sistema brasileiro de ensino, onde as crianças e jovens com deficiência devem estar incluídas. Nele estão reunidos textos, frutos de estudos e pesquisas, e de experiências desenvolvidas por diversos autores que atuam na educação especial, e que certamente contribuem para uma ampla compreensão acerca dessas crianças e jovens que apresentam singulares condições física, sensorial, intelectual e linguistica, considerando suas possibilidades e seus modos diferenciados de aprender e apreender o mundo e com ele se relacionar.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47611
ISBN: 978-85-7591 -562-2
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_liv_evlfleurquinvmleitão.pdf99,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.