Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Elizabeth Matos-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-11-08T20:59:45Z-
dc.date.available2019-11-08T20:59:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio. Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 60-84.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47604-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectInstrumentos de mediçãopt_BR
dc.subjectUnidades de medidapt_BR
dc.subjectModelo Matemáticopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleInstrumentos de medição no estudo da grandeza comprimentopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada de 2004 a 2006 com alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental com ênfase no estudo da grandeza comprimento como abordagem conceitual prevista na matriz curricular. Objetivou-se investigar o uso de instrumentos de medição, em sessões didáticas, como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento no universo do sistema métrico decimal. De acordo com autores Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) posturas didáticas centradas somente na abordagem conceitual indicadas no livro didático de Matemática mostram-se insuficientes para a aprendizagem das grandezas geométricas, assunto importante pelo caráter de aplicação no cotidiano. Em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as grandezas e medidas foram eleitas como um dos quatro grandes blocos de conteúdo que permeiam a formação escolar Matemática no Ensino Fundamental. Os outros três blocos foram assim determinados: Números e operações, Espaço e forma e Tratamento de informação.[...]O intuito do projeto visou a responder o seguinte questionamento: a utilização de instrumentos de medição, como recurso didático, inserido em um estudo previamente elaborado, estimula a aprendizagem do aluno na aquisição do conceito de comprimento, da abordagem do sistema métrico decimal e do ato de medir? Antes de mostrar os resultados este texto resgata a evolução da Geometria, a sistematização dos sistemas de medidas e apresentação da experimentação.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_emrochahborgesneto.pdf16,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.