Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47600
Tipo: Livro
Título: Adaptações matemáticas para pessoas com deficiência visual e dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Brandão, Jorge Carvalho
Brandão, Dyarlenya Oliveira da Silveira
Foletto, Denize da Silveira
Magalhães, Elisângela Bezerra
Palavras-chave: Educação;Cegos - Educação - Matemática;Equipamento para cegos;Deficiências da visão;Educação matemática;Áreas de educação especial
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Editora CRV
Citação: BRANDÃO, Jorge Carvalho; BRANDÃO, Dyarlenya Oliveira da Silveira; FOLETTO, Denize da Silveira; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Adaptações matemáticas para pessoas com deficiência visual e dificuldades de aprendizagem. Fortaleza: Editora CRV, 2016. 80p.
Resumo: Antes de P e B escrevemos ... Caríssimo(a) leitor(a), se sua resposta for M, motivada por uma "regra" que indica que "antes de P e B escrevemos M..." então, a frase "Rebeca não aprova este raciocínio" deve ficar "ReMbeca não aMprova [...]" Onde está a falha? A "falha" está no uso incorreto da regra: "antes de P e B escrevemos M se tiver a necessidade de nasalização ou antes de P e B não se escreve N". Assim sendo, o que argumentar no tocante à matemática? Por que é considerada uma disciplina de alto grau de dificuldade? Esta obra não pretende responder estes questionamentos, visa funcionar como pós-tese Matemática e deficiência visual (BRANDÃO,2010). Pois bem, certa vez ao contar a história do "patinho feio" para um grupo de crianças, uma delas ficou admirada: "como um cisne (o patinho feio) nasce de uma pata?" e não parou por aí: "0 lobo mau da chapeuzinho vermelho é o mesmo dos três porquinhos?". Se até as historinhas precisam ser modificadas, o que dizer da forma de ensinar ... Desta feita, esta obra, de maneira resumida, apresenta estratégias que podem ser usadas contemplando pessoas com e sem deficiência visual incluídas na escola regular. O foco é o Ensino Fundamental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47600
ISBN: 978-85-444-0665-6
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_liv_jcbrandaodosbrandao.pdf49,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.