Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47581
Tipo: | Resumo |
Título: | Extensão em consultoria escolar |
Autor(es): | Lima, Antônia Valesca Romão de Silva, Pâmela Bezerra da Coelho, Guilherme Araújo Monteiro, Rebeca Áurea Ferreira Gomes Lima, Laísa Soares de Germano, Idilva Maria Pires |
Palavras-chave: | Extensão;Psicologia escolar;Consultoria escolar |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | LIMA, Antônia Valesca Romão; et al. Extensão em consultoria escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
Resumo: | Este projeto de extensão, em processo de implementação, consiste em uma consultoria escolar de caráter multidisciplinar em uma escola da rede pública de Fortaleza, promovido pelo PET Psicologia UFC, contando com bolsistas e não bolsistas do programa. É norteado pelo princípio da co-construção comunitária e em rede e tem como objetivo central solucionar ou minimizar os problemas identificados na comunidade escolar. Além de atividades de intervenção, pretende conduzir pesquisas, contribuindo para a formação acadêmica dos integrantes, assim como para melhorias na educação ofertada na escola participante. O projeto selecionou uma escola pública da rede municipal da cidade de Fortaleza interessada em participar. Foi realizado, inicialmente, um encontro com a gestão pedagógica para um levantamento geral dos problemas que a escola enfrenta. Após esse primeiro contato e a confirmação da colaboração da coordenação, a equipe avaliou as possibilidades de intervenção no âmbito das demandas identificadas e iniciou o plano de trabalho para posterior execução. Na etapa de planejamento da intervenção, buscou-se desenvolver métodos de avaliação dos problemas mapeados e das ações a serem concretizadas, a fim de medir os resultados e a efetividade das ações a serem implementadas. Com esses dados, objetiva-se desenvolver relatos de experiências sobre o projeto e produzir conteúdo teórico sobre novas metodologias educativas. Entre os obstáculos encontrados citamos as greves que dificultaram o acesso à escola, a dificuldade em estabelecer contato com a Secretaria de Educação do Estado para divulgação da atividade e o árduo processo de contato com todos os atores envolvidos com a escola.O projeto tem se mostrado uma rica oportunidade para a formação da equipe, refletindo os desafios cotidianos para a atuação do psicólogo no campo escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47581 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_avrlima.pdf | 49,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.