Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47581
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLima, Antônia Valesca Romão de-
dc.contributor.authorSilva, Pâmela Bezerra da-
dc.contributor.authorCoelho, Guilherme Araújo-
dc.contributor.authorMonteiro, Rebeca Áurea Ferreira Gomes-
dc.contributor.authorLima, Laísa Soares de-
dc.contributor.authorGermano, Idilva Maria Pires-
dc.date.accessioned2019-11-08T14:37:51Z-
dc.date.available2019-11-08T14:37:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Antônia Valesca Romão; et al. Extensão em consultoria escolar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47581-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectConsultoria escolarpt_BR
dc.titleExtensão em consultoria escolarpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste projeto de extensão, em processo de implementação, consiste em uma consultoria escolar de caráter multidisciplinar em uma escola da rede pública de Fortaleza, promovido pelo PET Psicologia UFC, contando com bolsistas e não bolsistas do programa. É norteado pelo princípio da co-construção comunitária e em rede e tem como objetivo central solucionar ou minimizar os problemas identificados na comunidade escolar. Além de atividades de intervenção, pretende conduzir pesquisas, contribuindo para a formação acadêmica dos integrantes, assim como para melhorias na educação ofertada na escola participante. O projeto selecionou uma escola pública da rede municipal da cidade de Fortaleza interessada em participar. Foi realizado, inicialmente, um encontro com a gestão pedagógica para um levantamento geral dos problemas que a escola enfrenta. Após esse primeiro contato e a confirmação da colaboração da coordenação, a equipe avaliou as possibilidades de intervenção no âmbito das demandas identificadas e iniciou o plano de trabalho para posterior execução. Na etapa de planejamento da intervenção, buscou-se desenvolver métodos de avaliação dos problemas mapeados e das ações a serem concretizadas, a fim de medir os resultados e a efetividade das ações a serem implementadas. Com esses dados, objetiva-se desenvolver relatos de experiências sobre o projeto e produzir conteúdo teórico sobre novas metodologias educativas. Entre os obstáculos encontrados citamos as greves que dificultaram o acesso à escola, a dificuldade em estabelecer contato com a Secretaria de Educação do Estado para divulgação da atividade e o árduo processo de contato com todos os atores envolvidos com a escola.O projeto tem se mostrado uma rica oportunidade para a formação da equipe, refletindo os desafios cotidianos para a atuação do psicólogo no campo escolar.pt_BR
Aparece en las colecciones: EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_avrlima.pdf49,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.