Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47578
Tipo: Resumo
Título: Pet adm UFC dissemina
Autor(es): Reis, Amanda Régia dos Santos
Silva, Cinthia Brito da
Santos, Cleilton Pereira dos
Paiva, Nícolas Marques Fernandes
Silva, Andréa Camila Sousa
Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: Enisno;Minicursos;Disseminadores
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: REIS, Amanda Régia dos Santos; et al. Pet adm UFC dissemina. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O presente projeto se enquadra na vertente de Ensino, trata-se de um ciclo de minicursos ministrados por facilitadores, alunos e ex-alunos ligados à área de administração e afins, com conteúdos referentes à vida acadêmica e profissional da área de gestão. O projeto é realizado anualmente, tendo como público alvo alunos de todos os semestres dos cursos de administração, economia, atuárias, contabilidade, finanças e secretariado. O PET ADM Dissemina tem por objetivos: desenvolver nos petianos a capacidade de planejamento e execução de projetos; propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, e assim, formar novos disseminadores de conhecimentos; permitir a interação tanto entre os alunos recém-ingressos na faculdade e os veteranos, quanto com os alunos de outros cursos, proporcionando trocas de experiências e; diminuir a evasão dos cursos, antecipando amostras do conteúdo relacionado à administração. A metodologia é composta por duas fases: a primeira visa desenvolver a capacidade de planejamento, nesta são realizadas atividades tais como: contato/mediação com os palestrantes, orçamento e compra de materiais, divulgação online/presencial, escolha dos temas que serão abordados nos minicursos, etc.; a segunda fase, referente à execução do projeto, compreende o suporte às apresentações dos palestrantes e realização da pesquisa de satisfação. Em 2016.1 foi realizada a 6° edição, que contou com 50 alunos participantes, matriculados do primeiro ao quinto semestre, em oito cursos distintos. Desses, 86% atribuíram uma nota igual ou superior a sete para a afirmativa “as atividades desenvolvidas nos minicursos me despertaram mais interesse pelo meu curso” e, do mesmo modo, 92% para “acredito que o conteúdo contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”. Através dos resultados concluiu-se que o projeto alcançou todos os objetivos propostos, contribuindo para a integração dos alunos e para a permanência dos mesmos nos seus respectivos cursos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47578
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_arsreis.pdf49,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.