Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47568
Type: Resumo
Title: Considerações psicanalíticas sobre a função da fala a partir de intervenção com crianças em uma instituição do terceiro setor
Authors: Simão, Gabriela Monteiro
Martins, Karla Patricia Holanda
Keywords: Fala;Vulnerabilidade social;Psicanálise com crianças
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SIMÃO, Gabriela Monteiro; MARTINS, Karla Patricia Holanda. Considerações psicanalíticas sobre a função da fala a partir de intervenção com crianças em uma instituição do terceiro setor. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Brazilian Portuguese: Propõe-se, com o presente estudo, investigar sobre a função da fala, tomando como base o campo de trabalho com a primeira infância em uma instituição do terceiro setor, historicamente referência no combate à desnutrição infantil no Ceará. O trabalho nesse campo fez ressaltar um estilo de fala que é marcadamente relacionadas a questões sociais, já há muito presentes, por exemplo, na literatura, em que personagens sertanejos pobres são retratados pelo silêncio, pela fala lacunar e até mesmo por sons guturais, representativos de uma população excluída socialmente. A partir da perspectiva psicanalítica, considera-se a fala não somente como a vocalização instrumental, mas como representante da verdade do sujeito do inconsciente. Nos momentos diferenciais do Édipo, costumam surgir sintomas: fobias, sintomas na fala, na escrita, no controle esfincteriano, dentre outros, que representam dificuldades, sempre presentes de alguma forma, da criança em se colocar como desejante diante do enigma do desejo do Outro. Mas, assim como a desnutrição, os impasses na aquisição da fala estão, muitas vezes, permeados por indagações acerca das situações de vulnerabilidade e de exclusão social. Diante disso, e partindo da ideia de que o sujeito, para a psicanálise, não é individual nem coletivo, mas consequência, no âmbito da linguagem, da interseção entre o discurso social e a cadeia significante, pretende-se formular reflexões que possam se aliar à intervenção clínica com crianças nesse contexto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47568
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_gmsimão.pdf49,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.