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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Gabrielle Silva-
dc.contributor.authorAlves, Liduína Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Denize de Melo-
dc.contributor.authorTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Lucijane Gomes-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.date.accessioned2019-11-08T13:39:22Z-
dc.date.available2019-11-08T13:39:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARINHO, Gabrielle Silva et al. Avaliação de programas de educação profissional na contemporaneidade: modelos de aplicação sistemática. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47560-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de Programaspt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectModelos de Avaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de programas de educação profissional na contemporaneidade: modelos de aplicação sistemáticapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo objetiva descrever a visão contemporânea da avaliação de programas de educação profissional relativos ao segmento de TD&E com aplicação sistemática em uso em instituições brasileiras. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa descritiva, desenvolve-se em proposta de espaço metodológico quadripolar (DE BRUYNE et al., 1977), assim o campo científico é estruturado em quatro polos distintos, que se complementam e interagem enquanto eixos de mesma prática metodológica: epistemológico, teórico, morfológico e técnico. O trabalho trata-se de uma síntese da pesquisa para desenvolvimento do polo morfológico do estudo. O aporte teórico da avaliação praticada embasa-se em modelos de avaliação teórica e empírica prescritas na literatura de Lima Filho e Trompieri Filho (2013), Borges-Andrade, Abbad; Mourão (2012), Lima (2008),Stake (2006), Howe (2003), Fetterman (2001), House (2000),Stufflebeam (2000). Conclui-se que entre os modelos cuja metodologia considera uma aplicação sistemática destaca-se os seguintes: Avaliação em quatro níveis de Kirkpatrick (1976); Avaliação em cinco níveis de Hamblin (1978); Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) desenvolvido por Borges-Andrade (1982); Modelo Integrado de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho (IMPACT) elaborado por Abbad(1999) e Modelo de Avaliação Estrutural Sistêmico desenvolvido por Lima (2008). O estudo aponta que os referidos modelos são coerentes à natureza da avaliação de programas de educação profissional aplicada ao contexto de TD&E no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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