Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47513
Type: | Livro |
Title: | Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências |
Authors: | Sousa, Ana Izabela Elias de Silva, André Flávio Gonçalves Rocha, Elizabeth Matos Nobre, Francisco Augusto Silva Sousa, Francisco Edisom Eugenio de Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio Lima, Ivoneide Pinheiro de Santana, José Rogério Souza, Maria José Araújo Santos, Maria José Costa dos |
Keywords: | Sequência Fedathi;Ensino;Matemática - Ensino |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. 184 p. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este livro descreve e sistematiza a Sequência Fedathi, uma proposta teórico-metodológica elaborada pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor Dr. Hermínio Borges Neto, a partir de experiências na educação básica e na educação superior, nos campos da Matemática e das Ciências. A Sequência Fedathi recomenda que os conhecimentos matemáticos sejam ensinados com base no desenvolvimento do trabalho de investigação de um matemático, no sentido de proporcionar uma maior autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem, numa perspectiva transformadora. As ideias tratadas nessa proposta visam indicar elementos que possam contribuir para o exercício docente que, devido às condições de formação e trabalho pedagógico, tende a configurar-se em uma atividade pouco dialogada entre professor e alunos. Entretanto, essa metodologia não tem nenhuma pretensão de indicar-se como a melhor forma de o professor agir em sala de aula, mas apresentar subsídios que fortaleçam a prática pedagógica no contexto escolar. Nesse sentido, esta obra se destina aos professores, tanto em formação inicial como continuada, e a todos que se interessam pelo processo de ensino e de aprendizagem, esta numa perspectiva significativa para os estudantes. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47513 |
ISBN: | 978-85-7282-573-3 |
Appears in Collections: | FACED - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_liv_feesousa.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.