Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47498
Tipo: Livro
Título: Xilogravura: doze escritos na madeira
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Xilogravura cearense;Juazeiro do Norte (CE);Cultura popular
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Museu do Ceará
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Xilogravura: doze escritos na madeira. Fortaleza, CE: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Museu do Ceará, 2011. 112 p.
Resumo: Com a profunda sensibilidade que lhe é peculiar, Gilmar de Carvalho reúne nesse livro doze textos sobre a arte de fazer xilogravura. Trata-se da coletânea de inéditos e artigos que, no decorrer de vinte e cinco anos, foram publicados em jornais, revistas e palestras. São escritos que abrem visibilidade para a tradição e a inovação do ofício de escavar a madeira que gera o peso e a delicadeza das gravuras. Como em vários outros trabalhos, o livro evidencia que Gilmar de Carvalho não é somente um pesquisador minucioso que conhece o universo da chamada “cultura popular”. O seu rigor metódico se gerou em uma poética da observação participante - estética da percepção que penetra nas tramas e memórias do ato criador. Ao abrir uma sala de exposição dedicada aos “poetas populares”, juntamente com a publicação dos livros Xilogravura: doze textos escritos na madeira e Cordel: a voz do verso, escrito por Martine Kunz, o Museu do Ceará procura dar continuidade ao projeto de aprofundar seu papel educativo no sentido de motivar a reflexão crítica sobre nossa história cultural, em suas dimensões estéticas e sociais. Procura-se superar a perspectiva tradicional do museu, que era tido como aquele espaço onde ficavam coisas do passado - em vitrines e sem vida. Longe de ser apenas uma sala com o novo acervo, a exposição Mote do Cordel quer salientar o tanto de vitalidade que existiu e existe nos versos e nas ilustrações dos folhetos. Ao negar a “linha do tempo”, aquela exaustiva sequência de datas e fatos sem labor hermenêutico, o museu procura ser um lugar do diverso, ou melhor, da multiplicidade de tempos e espaços que constituem a história nossa de cada dia. Assim, presente, pretérito e devir são percebidos como rizomas que se penetram, e fertilizam a existência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47498
ISBN: 978-85-7563-895-8
Aparece nas coleções:ICA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_liv_fgccarvalho.pdf12,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.