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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nobre, Eloneid Felipe | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Delques da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T11:28:31Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07T11:28:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco Delques da Silva. O Ensino de cinemática contextualizado com o trânsito na perspectiva da aprendizagem significativa. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47496 | - |
dc.description.abstract | Throughout the years, High School teachers have identified difficulties in the tuition of Physics, especially in Kinematics. The way it is presented to students is based on a simple usage of formulas, resulting in a mechanical and meaningless learning process. Both students and teachers present difficulties in illustrating this Physics knowledge and applying it correctly. This paper was written with the aim to present a pedagogical possibility to the tuition of Physics in High School, with focus on Kinematics: the teaching of Physics by using traffic as a contextualization resource for a significant education based on the theoretical hypotheses of Ausubel. This research was performed from March to May 2018. It is characterized as descriptive, bibliographic and experimental, with field study of quantitative and qualitative approach. The chosen methodology may be subdivided into two stages: data collection and intervention. The pedagogical possibility is an educational material entitled Kinematics City (Cidade da Cinemática – KCC) that is combined with a teaching unit. All teaching material is provided in a website with the same name of the project. Kinematics City is a fictional city, a digital scale model that presents an itinerant structure. It has an interactive and educational site, in which students learn Physics meanwhile they acquire basic notions of respect for traffic law. In this city, students may reproduce car and motorcycle rides in a track that simulates the routes, crossroads, traffic lights, crosswalks and other common elements present in real streets and avenues. The concepts of Kinematics and the student’s role in traffic as a citizen are both taught through the usage of Problem-based Learning (PBL). This contributes to road safety education for students either as pedestrians, cyclists or as future car drivers. The tuition of Kinematics should establish a connection between qualitative and quantitative education. This should occur because students that understand the theoretical concept will not have many difficulties in calculations. Therefore, this provides meaningful leaning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinemática - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Educação para segurança no trânsito | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | O Ensino de cinemática contextualizado com o trânsito na perspectiva da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao longo dos anos, professores do ensino médio vêm encontrando dificuldades no ensino de Física, especificamente no que diz respeito ao conteúdo de Cinemática. O ensino de Cinemática é baseado na mera utilização de fórmulas e o resultado disso é uma aprendizagem mecânica e sem significado. Tanto alunos quanto professores apresentam dificuldade em conceituar esse saber físico e utilizá-lo adequadamente. A proposta do presente trabalho é apresentar uma possibilidade pedagógica para o ensino de Física no ensino médio com foco em Cinemática: o ensino de Física contextualizado com o trânsito diante de uma aprendizagem significativa baseada nos pressupostos teóricos de Ausubel. A pesquisa, que foi realizada entre março e maio de 2018, caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e experimental, com estudo em campo de abordagem quali-quantitativa. A metodologia utilizada subdivide-se em duas etapas: Levantamento e Intervenção. A possibilidade pedagógica é um kit intitulado Cidade da Cinemática (KCC) que vem acompanhado por uma unidade didática e está disponível em um site de mesmo nome do projeto. A Cidade da Cinemática é uma cidade fictícia, uma espécie de maquete, a qual apresenta uma estrutura itinerante, com um espaço interativo e educativo para que os alunos possam aprender Física e, não obstante, adquirirem noções básicas sobre respeito às regras de trânsito. Nela, os alunos podem realizar o tráfego de veículos através um circuito que simula as vias de uma cidade. Esse circuito conta com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Ensina-se, por meio de situações de aprendizagem problematizadoras (SAPs), os conceitos de Física relacionados à Cinemática e o papel do aluno como cidadão inserido no trânsito, dessa forma, contribuindo para a educação no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista. O ensino de Cinemática deve ser trabalhado de uma maneira que estabeleça a conexão entre qualitativo e quantitativo, pois quando o aluno compreende a parte teórica do conteúdo, não terá muita dificuldade com os cálculos, estabelecendo assim, uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.title.en | Teaching kinematics contextualized with traffic from the perspective of meaningful learning | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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