Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
Authors: | Santos, Ana Paula Rodrigues Alves |
Keywords: | Professor - formação;Sequência Fedathi;Matemática - Ensino |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414 |
ISSN: | 2359 1765 |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_aprasantos.pdf | 982,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.